Os benefícios do Forest Bathing
Esse banho de natureza consiste em caminhar em meio as árvores, respirar ar puro e desligar-se da agitação e dos problemas. O Forest Bathing, forest (floresta), bathing (banho) integra o programa de saúde pública no Japão desde 1982. Não é de se estranhar, visto que os japoneses adoram programas ao ar livre, como passear e fazer piqueniques em parques.
Além do relaxamento, a inspiração do ar puro permite a inalação de óleos essenciais, principalmente o phytoncide, que protege as árvores de insetos e germes e também atua em nosso sistema imunológico. A naturóloga, Gabriela Jaccoud, explica que a prática ajuda a regular a pressão arterial, regula os batimentos cardíacos, melhora quadros patológicos em geral, aumenta a concentração e diminui a quantidade de cortisol, hormônio relacionado ao estresse.
O aval da ciência sobre o banho de floresta
O Centro de Ciências Meio Ambiente, Saúde e Ciências do Campo da Universidade de Chiba (Japão) monitorou 280 pessoas na faixa dos 20 anos durante o Forest Bathing. Os pesquisadores mediram o nível de cortisol, pressão arterial, pulso e frequência cardíaca antes e durante os 30 minutos de banho de floresta. Os pesquisadores comprovaram que o contato com a natureza reduz consideravelmente o nível de cortisol, frequência de pulso e pressão arterial.
A Nippon Medical School, em Tóquio, também estudou a ação positiva do Forest Bathing sobre o organismo. Entre 2004 e 2012 foram gastos cerca de US$ 4 milhões em pesquisas lideradas pelo professor Qing Li, os pesquisadores analisaram células exterminadoras naturais, as chamadas células NK do organismo, antes e depois do passeio na floresta. Após a caminhada, os cientistas perceberam que as NK agiram mais rapidamente nas células responsáveis pela formação de tumores.
A Forest Bathing traz paz para a sua vida. Quer mais dicas para entrar em contato com a natureza? Confira em nosso site!
Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.