Sopa ayurvédica para impulsionar seu metabolismo e suavizar inflamações
De acordo com a Ayurveda, antiga arte de saúde e cura indiana, a nossa saúde é mais do que ausência de doença. É um estado frutífero e florescente de bem-estar. Para termos o maior aproveitamento possível, devemos começar nos transformando de dentro para fora.
Dê uma olhada na sua dispensa. Atente-se às decisões que está tomando quando vai comer. Quando escolhemos, por exemplo, vegetais e frutas frescas ao invés de alimentos empacotados, nutrimos a nossa saúde física e mental.
Uma alimentação errada realmente pode contribuir para sentimentos como tristeza e até ansiedade e depressão. Por outro lado, comidas frescas acordam os nossos sentidos. Cozinhar é uma experiência que nos lembra que a comida é uma celebração de cores, texturas, aromas e divindade. É algo para se aproveitar e exercitar o mindfulness (atenção e consciência plena).
Quando criança, não me lembro da minha mãe guardando as sobras. A comida era dada aos pobres, necessitados e visitantes — inclusive os animais. Minha mãe os cumprimentava com lanchinhos frescos ou refeições que ela preparava na cozinha. Essa é uma memória gostosa e uma das quais influencia o meu jeito de me alimentar hoje.
Mesmo que você não tenha tido o mesmo tipo de educação, você pode mudar o seu passado modificando o seu presente.
Você também pode gostar
- Melhore seu raciocínio e sua disposição com o patê de grão-de-bico
- Se você observa estes sinais, é hora de mudar sua alimentação
- 10 cereais para uma alimentação mais saudável
Promova uma mudança positiva simplesmente adicionando coisas boas e eliminando toxinas da sua dieta. Por exemplo, busque incorporar alimentos saudáveis como lentilhas ou grãos verdes: creme de leite ayurvédico feito em casa, manteiga clarificada ou ghee (manteiga classificada ayurvédica) e bons temperos como açafrão, cominho, funcho e gengibre. Pare ou diminua o consumo de alimentos nocivos da sua dieta que geram toxinas como iogurte, queijo, alimentos processados, alimentos frios e saladas cruas.
Não sabe por onde começar? Tente essa deliciosa receita de sopa de lentilha ayurvédica.
Sopa de feijão-rajado
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de ghee;
- 2 xícaras de feijão-rajado inteiro, embebidos em 4 xícaras de água durante pelo menos 3 horas ou durante a noite*;
- 12 copos d’água;
- 1/2 colher de chá de pimenta preta;
- 1/2 colher de chá de gengibre moído;
- 1/2 colher de chá de semente de cominho moída;
- 1/4 de colher de chá de sal gema (pode ser mais, necessário provar);
- 1 colher de chá de suco de limão (opcional);
- 2 colheres de chá de coentro picado;
*Feijão-rajado é um tipo de lentilha.
Modo de preparo:
- Aqueça uma panela grande em fogo médio alto e adicione ghee. Em seguida adicione o feijão-rajado pré-cozido e drenado. Refogue até que as lentilhas fiquem ligeiramente castanhas e levemente aromáticas.
- Adicione 12 copos de água e ferva até que os feijões-rajados estejam completamente cozidos e que os grãos individuais comecem a perder força, de 30 a 40 minutos, ou mais, se necessário.
- Adicione a pimenta preta, gengibre, cominho e sal. Use uma concha para mexer as lentilhas completamente até obter a consistência de um mingau.
- Adicione o suco de limão e decore com o coentro.
Coma enquanto estiver quente.
Escrito por Amanda Magliaro Prieto da equipe Eu Sem Fronteiras