Os relacionamentos são interdependentes e um bocado relativos, pois a relação com seus familiares não será a mesma de afinidade com seus amigos. Pode haver uma coerência entre si, porém a família você não escolhe, já está planejada, enquanto os amigos são colocados do lado esquerdo do peito.
Muitos relacionamentos amigáveis possuem longa data e isso é belo quando se constrói com opiniões adversas e concordantes. Imagine se todos gostassem da mesma cor que você, não existiria competitividade, marketing ou estratégia. Nessa questão, a pluralidade de ideias se faz genial para que possamos entender os pensamentos alheios.
No amor não é diferente, as pessoas precisam entender que cada indivíduo tem um gosto: um pode gostar de esportes, o outro de novela. Para não haver conflito, divide-se o tempo para que cada um divirta-se com seu entretenimento.
Credos, clubes de futebol, associações partidárias, grupos de WhatsApp, grupos em redes sociais são exemplos de contendas inúteis em que não se chega a acordo nenhum. Discordar ou concordar não é a questão, o desenvolvimento das pessoas deve ser mais importante. Não deve haver perda de tempo com coisas sem valor, as pessoas desejam ações efetivas.
Se um time está perdendo e acaba o primeiro tempo, a torcida e os sócios esperam ações para o segundo tempo, como motivação, palavras de comando, estratégia esportiva. Se a equipe continua com o mesmo toque de bola, com a mesma expressão no segundo tempo não adiantará nada, e a derrota virá com certeza. Aí o bom senso precisa ocorrer e as alterações táticas, as substituições, as armações precisam vigorar.
A carreira segue a mesma linha de raciocínio: se o profissional que adquire experiência enxerga que o mercado está mais competitivo, mas não procura formação, atividades extracurriculares, cursos de atualização, sua recolocação ou promoção no mercado de trabalho será muito complicada. A dificuldade criada não está lá para lhe fazer mal, está lá para ajudá-lo a se desenvolver como ser humano, como profissional.
Você também pode gostar
Alavanque Seu Negócio: A Postura Profissional que Toda Terapeuta Empreendedora Precisa
Versão Beta: Transforme Sua Carreira de Terapeuta com Rodrigo Barros
Avante para o sucesso e para você.
Confira outros artigos do autor: Quem quer ser um profissional de sucesso?