Ser uma pessoa confiante pode ser um grande desafio para muita gente, mas ser uma mulher confiante, sem dúvida, é um dilema que 99% das mulheres passam diariamente. Seja pelos hormônios, pela criação que recebemos ou pela cultura que insiste em colocar a mulher em segundo plano ou como sombra dos homens. É um desafio diário construirmos a nossa confiança e mandar a insegurança para bem longe.
Felizmente, cada vez mais temos auxílio para nos fortalecer neste quesito. Uma palestra de Courtney Ferrell transmitida no TEDx (um evento que surgiu a partir do TED que estimula que ideias importantes sejam disseminadas ao maior número de pessoas possível), denominada “Girl Up: The Secrets to an extraordinary life” (Os segredos para uma vida extraordinária, em português) é uma ótima forma de levantar sua autoestima e te mostrar que a confiança está dentro de si, basta acordá-la.
Através de um discurso motivador, Courtney nos mostra alguns pontos básicos que estimulam a confiança de qualquer um. Em primeiro lugar, ela explica que ser autoconfiante significa saber que você será alguém muito maior e melhor do que é hoje e de que tem as competências para conseguir isso. É saber que você terá forças para buscar seus objetivos e saberá, mesmo que por instinto, quais são as formas mais eficazes para isso.
Você também pode gostar:
Seguir seu instinto, aliás, é um dos grandes segredos contados na palestra. Ouça muito mais sua voz interior e seu coração. Não fique em uma situação que não te agrada por receio de não conseguir nada melhor, jamais. Tenha em mente que os riscos existem para nos ensinar a fazer escolhas e até mesmo aprender com as nossas falhas e erros. Eles são inevitáveis. Principalmente porque para se ter uma boa dose de confiança é bom saber que não existem seres humanos perfeitos. Buscar a perfeição só te deixará ainda mais insegura. Saiba que a beleza imposta pela mídia não deve ser a sua, que a vida de sua amiga não é melhor que a sua e que as suas escolhas não são certas ou erradas, apenas são suas.
Para ter essa e outras lições, ganhe 15 minutos de seu tempo assistindo a essa maravilhosa palestra. Duvido que depois dela você não sentirá vontade de começar a lutar verdadeiramente pela sua vida, afinal você já saberá o quão capaz você é.
Assista a palestra:
Texto escrito por Roberta Lopes da Silva da Equipe Eu Sem Fronteiras.