A hipertensão arterial, doença cada vez mais comum, afeta a qualidade de vida e pode provocar graves danos aos órgãos: coração, rins e cérebro. Acomete homens e mulheres, jovens ou idosos e está relacionada ao estilo de vida (sedentarismo, obesidade e estresse) e aos hábitos (alimentação, álcool e tabagismo). Ocorre principalmente por causa do aumento da pressão sanguínea nas artérias, que faz com que o coração tenha que realizar um esforço maior para o sangue circular pelos vasos sanguíneos.
Na Medicina Tradicional Chinesa, as doenças ocorrem devido ao desequilíbrio energético dos órgãos.
As energias Yin e Yang são complementares, interdependentes e se encontram em todas as coisas. Uma não existe sem a outra e o excesso ou deficiência de uma afeta a outra. Talvez você já ouviu dizer que uma é negativa e a outra positiva, mas essa é uma crença equivocada, em um próximo post falarei mais sobre as energias Yin e Yang.
Cada órgão também precisa ter o seu Yin e Yang em equilíbrio, pois a pessoa adoece quando há a desarmonia.
O que causa essa desarmonia? Além dos hábitos de vida (sedentarismo, obesidade, estresse, alimentação, álcool e tabagismo), na Medicina Tradicional Chinesa, as emoções estão intimamente relacionadas à nossa saúde. Por isso, a raiva, a tristeza, o medo e a preocupação interferem na energia dos nossos órgãos. Cada órgão está relacionado com uma emoção:
– Rins: Medo;
– Pulmão: Melancolia;
– Coração: Alegria excessiva;
– Estômago: Preocupação;
– Fígado: Raiva.
No caso da hipertensão arterial, os órgãos relacionados a ela são: Fígado e Rins em desequilíbrio. E as suas emoções correspondentes: raiva e medo, que causam principalmente a estagnação da energia Qi.
Os sinais e sintomas mais comuns são: dor de cabeça, rubor facial, sede, vertigem e insônia.
O tratamento é feito levando em conta o estado físico e emocional do paciente, além da observação da pulsologia e inspeção da língua. Todos esses aspectos relacionados auxiliam o terapeuta a identificar o padrão de desarmonia e direcionar o tratamento que sempre é individualizado. O tratamento visa tratar a causa que leva a pessoa a ter hipertensão, por exemplo, o estresse. Tratando o estresse estará tratando a hipertensão.
Na Medicina Tradicional Chinesa, pode-se tratar com acupuntura ou auriculoterapia.
Nos casos em que o paciente utiliza remédios de uso contínuo, somente o médico poderá indicar a suspensão do uso dos mesmos.
Você também pode gostar de outros artigos da autora. Acesse: Acupuntura dói?