O Ho´oponopono é uma oração, processo ou meditação de origem havaiana. Foi idealizado por Kahuna Lapa’au Morrnah Nalamaku Simeona (1913-1992).
A palavra “ho’o” significa “causa” em havaiano, enquanto “ponopono” quer dizer “perfeição”. O termo “ho’oponopono” pode ser traduzido como “corrigir um erro” ou “tornar certo”.
É uma prática que não demanda muitos preceitos, contudo é poderosa para purificar o próprio corpo e se livrar de memórias ou sentimentos ruins, que prendem a mente em uma sintonia negativa.
Ho’o = “causa”
ponopono = “endireitar”, “arrumar”, “alterar”, “revisar”, “ajustar”, “corrigir”, “ordenar”
Por trás de toda situação, todo acontecimento e todo encontro que ocorrem na vida, uma memória é guardada. A finalidade do Ho’oponopono é liberar essas memórias que potencialmente possam impor barreiras na vida de uma pessoa ou ser fonte de dor e sofrimentos.
A prática é composta por quatro frases principais:
Sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato
A prática é mais simples do que pensamos. Você pode entoar as quatro frases quantas vezes quiser, onde estiver. Tudo o que emanamos, quando vem do coração, é transmutado.
Costumo dizer que essa prática pode ser feita não apenas para que você se liberte do seu passado, mas também para abençoar o momento presente e purificar as ações futuras.
No app de meditação do Insight Timer eu gravei a oração completa do Ho’oponopono em uma meditação guiada específica. Deixo o link para você conferir e praticar comigo: https://insighttimer.com/giselli/guided-meditations/meditacao-oracao-hooponopono
Você também pode gostar
- Dicas para aprender as técnicas de cura do Ho´oponopono
- Ho´oponopono, Física Quântica e Neurociência: uma junção poderosa capaz de transformar sua vida
- 5 passos que te ajudam a curar seus problemas emocionais
As quatro frases ditas no Ho’oponopono não são “destinadas” a alguém ou a acontecimentos que gostaríamos de tirar da memória. São um recado para nós mesmos. “Sinto muito pelas memórias que guardo em mim; eu me perdoo por repeti-las, mesmo que sem consciência; eu me amo por tê-las; sou grato, pois tudo na vida é aprendizado.”
Vivencie essa técnica em sua vida! Um mundo mais amoroso começa a ser real através de nossos pensamentos e ações.