O Ho’oponopono é uma prática meditativa havaiana que trabalha o autoperdão e a cura de feridas emocionais, ajudando-nos a fazer as pazes com o passado e a nos libertar do sofrimento e da culpa. Há várias aplicações para essa técnica em nossa vida. Neste artigo, vamos falar sobre o Ho’oponopono para mulheres.
Essa meditação havaiana já tem como resultado a aceitação, o perdão e a compaixão pelos outros e por nós mesmos. Isso nos ajuda a lidar com nossas emoções e fortalece nossa autoestima, algo que é muito importante para a mulher, numa sociedade em que os dedos costumam apontar mais para o público feminino, seja em que esfera for.
Então venha conhecer um pouco mais sobre tudo aquilo que o Ho’oponopono pode oferecer para a cura e o empoderamento da mulher, alicerçados na autopercepção, consciência e reconciliação com ela mesma.
Benefícios da prática para as mulheres
Como já dissemos, a sociedade sempre parece mais disposta a julgar a mulher sob todos os aspectos de sua existência. Ela está sempre sob o jugo da aprovação social, dos padrões de beleza, das críticas em caso de maternidade, da exigência de posturas em um relacionamento e no emprego, e por aí vai. Ser mulher é viver, muitas vezes, sob o estigma da culpa.
Além disso, ela precisa ser multifuncional, devendo estar sempre pronta para assumir jornadas múltiplas e provar o seu valor a todo momento. Isso mexe bastante com suas condições emocionais, causado culpa, baixa autoestima e estresse.
A prática do Ho’oponopono ajuda a soltar esse “peso” das costas. Ajuda a lidar com as dificuldades e com as próprias emoções, fazendo com que ela possa administrar melhor a sua relação consigo mesma e saiba como agir quanto ao que sente.
Essa técnica nos guia pelo caminho do perdão (em especial o autoperdão), da compaixão e da libertação da dor e da culpa. Os benefícios são diversos:
- Melhora da autoestima
- Maior autoaceitação
- Consolidação do autoconhecimento
- Redução do estresse e da ansiedade
- Encontro profundo com o eu interior
- Diminuição da carga emocional
- Compreensão e controle das emoções e dos comportamentos
- Clarificação das ideias
- Libertação por meio do perdão
- Sensação de gratidão
Como a experiência com a meditação é única para cada indivíduo, os benefícios também poderão variar de pessoa para pessoa, ainda mais considerando a situação emocional em que cada uma se encontra.
Se você quer começar agora mesmo a praticar esse mantra, aprenda, a seguir, o seu teor e prepare-se para fazer uma “faxina” emocional.
O famoso mantra da oração
O mantra do Ho’oponopono se constitui de quatro frases principais, cada uma com um sentido e um efeito: “Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grata”. Se você quiser conhecer a oração Ho’oponopono na íntegra, consulte aqui no site Eu Sem Fronteiras e aprenda mais sobre essa bela obra.
Veja, a seguir, as frases centrais do mantra e o que cada uma representa:
Sinto muito
Quando você reconhece no que falhou e se desculpa por isso, mostra que está disposta a mudar. Isso ocorre porque é pedindo desculpas que nós nos aproximamos de um mindset de humildade e de responsabilidade.
Me perdoe
Pedir perdão é um pouco mais profundo do que pedir desculpas. Essa é uma ação que lhe permite deixar o passado para trás e mostrar que você está pronta para seguir em frente, absorvendo os aprendizados e se comprometendo a não mais cometer os erros. Essa ação é libertadora, pois nos coloca no caminho da cura, fazendo-nos eliminar a culpa e seguir em frente.
Eu te amo
Demonstrar o amor, sentindo verdadeiramente o poder dele, é uma forma de nos purificarmos por dentro. Quando você coloca esse sentimento para fora, você espalha o que de melhor tem dentro de si, inundando o ambiente e a vida das pessoas com energias elevadas, bondade e aceitação.
Sou grata
Seja grata por tudo, pela vida, pelo seu sorriso, pelo seu corpo, pelo poder que há dentro de você e pelas pessoas e coisas em sua vida. A gratidão encerra o processo, trazendo leveza e humildade às nossas ações. Ela liberta e promove a felicidade genuína, sem apego.
Aprenda a praticar
O mantra Ho’oponopono em si não tem uma regra de prática. Há variações de aplicação, mas uma em especial é poderosíssima para promover a cura e libertação femininas. Trata-se das 108 repetições milagrosas do Ho’oponopono, realizadas durante 21 dias seguidos. Essa prática vai promover uma limpeza intensa e extraordinária na sua mente, reparando suas emoções e acabando com círculos viciosos e com crenças limitantes.
O uso do japamala pode ajudar nessa contagem das 108 repetições, já que esse colar sagrado possui 108 contas e pode ser usado em qualquer ritual de meditação, inclusive no Ho’oponopono.
Tendo tudo isso em mente, agora é a hora de proceder à prática. Se você preferir, pode fazer em um local tranquilo, sentada em uma posição confortável e num momento em que não haverá interrupções.
- Feche os olhos e respire fundo, para centrar a mente e se conectar com o momento presente.
- Conectada com o presente, pegue o japamala com a mão direita e vá puxando as contas conforme vai recitando o mantra. A cada conta puxada, você deve recitar as quatro frases. Por exemplo: primeira conta: “Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grata”. Segunda conta, tudo novamente. Siga assim até a última conta. Você pode falar ou apenas mentalizar.
- Após finalizar as 108 contas, encerre a meditação com exercícios de respiração profunda e mentalize boas energias, paz interior e gratidão.
Repita essa prática por 21 dias seguidos. Lembre-se de estar completamente concentrada, com a mente e o coração abertos para a purificação, a cura e o bem-estar. Esteja disposta a verdadeiramente fazer as pazes consigo mesma. No seu dia a dia, procure agir de acordo com as energias que o Ho’oponopono promove, emanando bons sentimentos.
Você também pode gostar:
E então? Pronta para essa jornada de autoconhecimento, empoderamento e a chance de fazer as pazes consigo mesma? Então pratique a oração do Ho’oponopono para mulheres, limpe seu coração e sua mente, deixando espaço apenas para a gratidão, o amor e a humildade!