A celebração acontece em 25 de dezembro para os católicos. Os católicos ortodoxos armênios comemoram em 19 de janeiro. Mas, Jesus não nasceu em 25 de dezembro. Para falar a verdade, não há consenso sobre data.
O dia 25 de dezembro era o início do solstício de inverno. O fenômeno começa 22 de dezembro no hemisfério norte e 21 de junho no hemisfério sul. No evento, ocorre o dia mais curto do ano, consequentemente, a noite mais longa. No dia 25 de dezembro, os romanos homenageavam o Saturno, deus do tempo equivalente ao grego Cronos. Mitra, o deus do sol na mitologia persa e outras divindades solares também eram festejados durante o solstício.
O cristianismo ganhava força em Roma. As festas pagãs eram muito populares. A Igreja decidiu aliar à crença em Jesus Cristo a comemoração ao solstício. O Natal que conhecemos passou a ser comemorado em 354 d.C, por determinação do Papa Libério. A comemoração durava 12 dias, o tempo que os três reis Magos levaram para chegar a Belém e presentear o menino Jesus com ouro, incenso e mirra.
Símbolos do Natal
Ceia
Os historiadores não chegaram à conclusão sobre a origem. Alguns defendem que a ceia vem das celebrações do solstício. Um banquete à meia-noite era servido com a esperança de uma colheita próspera. Outra explicação viria da celebração dos protestantes. Eles se reuniam com suas famílias em volta da mesa e comiam, dentre outras coisas, nozes e outros frutos do inverno nórdico.
Cartão
Em 1843, Sir Henry Cole não teria tempo de fazer os votos de feliz Natal e próspero Ano Novo aos seus amigos. Cole pediu ao artista plástico inglês John Calcott Horsley que confeccionasse cartões. Foram impressos mil cartões em preto e branco, posteriormente coloridos à mão. Com os aplicativos de mensagens e redes sociais, os cartões de Natal caíram em desuso.
Árvore
No solstício de inverno, acreditava-se que o pinheiro era protegido de bruxas e maus espíritos, pois, resistia ao rigoroso inverno. As pessoas penduravam galhos de pinheiros nas portas e janelas para afastar energia negativa.
No século 16, cristãos faziam pirâmides de madeira e enfeitavam com folhas e velas. Um reformista protestante alemão, que andava pela floresta ficou encantado com o brilho das estrelas entre os galhos. O homem colocou uma pequena arvore na sala e adornou-a com velas.
O costume chegou aos Estados Unidos no século 19. A rainha Vitória, da Inglaterra e seu marido, alemão Príncipe Albert (que era alemão) popularizaram o costume. Quando a rainha e o príncipe posaram com os filhos ao redor de uma árvore para o informativo Illustrated London News, os americanos adotaram a ideia.
Presépio
A primeira tradição realmente católica. O historiador Jaime de Almeida, o presépio surgiu no século 13 com São Francisco de Assis na Itália Medieval. São Francisco ainda atuava em Assis quando teve a ideia de reunir animais, reis magos, Maria, José e Jesus no mesmo cenário.
Guirlanda
Feitas com ramos de pinheiro e quatro velas, a guirlanda simboliza a espera pela chegada do menino Jesus. As velas representam as etapas da salvação em Cristo.
Sinos
Representam a comunicação entre o céu a terra. Os sinos anunciaram o nascimento de Jesus Cristo.
Papai Noel
O bispo Nicolau, nascido na Turquia em 280 d.C é a origem do bom velhinho. Nicolau jogava pequenos sacos com moedas de ouro nas chaminés em dezembro. No século 19, São Nicolau virou Santa Claus, ganhou roupa vermelha, alguns quilos e um belo sorriso.
Como montar a ceia de natal?
Incorporamos vários pratos à nossa cultura. O peru vem dos Estados Unidos. Rabanada, nozes, castanhas e avelãs da Europa. Com tanta opção, fica difícil escolher o que servir. Confira dicas para deixar sua ceia ainda mais especial.
Lista de convidados
Saber o número de convidados é o primeiro passo. Pergunte se alguém possui restrições alimentares. Para as crianças, reserve sobremesas com chocolate.
Em ceias grandes, faça 2 pratos principais, carne ou ave com mais de 4 kg e um lombo recheado. Um frango recheado com farofa dá conta do recado em ceias com pouca gente. Listamos as carnes mais servidas e seu rendimento.
- Peru: 12 pessoas
- Chester: 12 pessoas
- Frango: 5 pessoas
- Lombo recheado: 8 pessoas
- Pernil pequeno: 4 pessoas
- Pernil grande 9 pessoas
- Tender: 6 pessoas
- Lagarto recheado: 8 pessoas
Para ajudar você a montar a ceia, elaboramos um cronograma:
Semana do dia 16
- Elabore o cardápio.
- Faça a lista de compras, determine quantidades e locais onde irá comprar.
- As bebidas podem ser compradas em sites.
Até o dia 20
- Compre o que estiver faltando.
- Decore a casa, caso for utilizar flores é último dia para encomendá-las.
Até o dia 21
- Lave as toalhas de mesa.
- Separe pratos, talheres, copos e taças.
- Decore a casa, caso for utilizar flores é último dia para encomendá-las.
Até o dia 23
- Lave as verduras, pique e cozinhe alguns itens.
- Temperar e marinar carnes.
- Arrumar a mesa da ceia. Marque os lugares dos pratos, travessas e posicione itens decorativos.
No dia 24
- Faça o arroz e os molhos.
- Veja o tempo de preparo do peru ou do tender. O peru demora mais tempo, então, coloque para assar pela manhã.
- Coloque as bebidas no gelo.
Acompanhamentos
Arroz de forno, o tradicional salpicão, purê de batatas gratinado com legumes são ótimas opções de acompanhamentos. Confira o passo a passo de cada uma.
Arroz de forno
Ingredientes
- 6 xícaras (chá) de arroz branco cozido
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 1 xícara (chá) de frango cozido e desfiado
- 1 lata de ervilha escorrida
- 1/2 xícara (chá) de uva passa preta sem sementes
- 1/2 xícara (chá) de castanha de caju torrada e picada
- 1 xícara (chá) de presunto em cubos
- 400g de creme de leite
- 1/2 xícara (chá) de queijo mussarela ralado
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno em temperatura média. Junte o arroz, o frango, a ervilha, o presunto, a uva passa, as castanhas e o creme de leite. Acrescente sal e pimenta. Com uma colher, misture tudo. Coloque em uma forma grande. Polvilhe com mussarela e parmesão. Leve ao forno pré-aquecido por 25 minutos ou até gratinar. Rende 8 porções.
Salpicão
Ingredientes
- 2 filés de frango cozidos e desfiados
- 1 talo de salsão cortado em tiras
- 1 pimentão verde e 1 vermelho cortados em tiras
- 2 cebolas picadas
- 2 cenouras raladas
- 2 maças cortadas em cubos médios
- 1 limão
- Uva passa branca
- Salsinha e sal
- Maionese
- Batata palha
Modo de preparo
Misture os ingredientes, com exceção da batata. Coloque na geladeira. Retire quando for servir e coloque a batata palha. Rende 6 porções.
Purê de batatas gratinado com legumes
Ingredientes
- 1 kg de batata
- 1 cebola pequena cortada em cubinhos
- 1 pimentão cortado em cubos médios
- 1 cenoura cortada em cubos médios
- 1 abobrinha cortada em cubos médios
- 2 colheres de sopa de margarina
- 3 colheres de sopa de azeite
- ¼ de xícara de chá de leite
- 1 caixinha de creme de leite
- 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- 1 xícara de chá de mussarela grossa ralada
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 200º. Descasque as batatas. Cozinhe-as com água e sal até ficarem macias. Ainda quente, escorra e passe no espremedor. Misture a batata, a margarina, o leite, o parmesão e o creme de leite e reserve. Aqueça o azeite, doure a cebola com o pimentão em uma panela. Junte a cenoura e refogue por 3 minutos. Acrescente a abobrinha, o sal, a pimenta e refogue por 2 minutos. Coloque o purê em uma forma untada com manteiga e farinha. Espalhe os legumes sobre o purê e polvilhe mussarela. Leve ao pré-aquecido por 20 minutos ou até o queijo derreter. Sirva em seguida. Rende 8 porções.
Sobremesa
Monte uma mesa de frutas. Romã, melancia, abacaxi, ameixa e figo são algumas sugestões. Para quem não dispensa um doce, a charlotte de frutas é uma deliciosa opção. Vamos a receita?
- 1 pacote de biscoito champagne
- 1 caixa de morangos picados
- 200 gramas de framboesa
- 200 gramas de amora
- 200 gramas de blueberry
- 1 pote de sorvete de creme
- 1 pacote grande de suspiro
Modo de preparo
Deixe o sorvete amolecer. Triture os suspiros com as mãos e reserve. Junte as frutas e reserve. Umedeça levemente os biscoitos com água. Coloque em uma forma redonda média. Posicione os biscoitos de pé ao redor da forma. Quando a lateral estiver preenchida, coloque frutas no fundo. Coloque uma camada de sorvete, uma de suspiro e frutas. Repita por 3 vezes, devendo terminar com sorvete. Leve ao freezer até o sorvete ficar duro. Desenforme e cubra com frutas secas.
Como desenformar? Aqueça a forma no forno por alguns segundos e depois vire.
Você também pode gostar
- Confira receitas incríveis para uma ceia de Natal vegetariana
- Saiba como montar uma ceia natalina gastando pouco
- Veja dicas para ter uma ceia de fim de ano mais saudável
- Ceia de Natal gastando pouco
- Alimentos crus e bebidas alcoólicas, nem pensar
- Alimentos gordurosos e salgados dificultam a circulação sanguínea e aumentam a pressão arterial
- Castanhas para beliscar antes da ceia
- Tire a pele das aves e a gordura da carne vermelha
- Frutas para a sobremesa
Ceia vegetariana
A ceia vegetariana também é muito gostosa. Dentre várias receitas, selecionamos um prato principal, um acompanhamento, uma salada e uma sobremesa.
Tofu grelhado com vegetais
- 4 batatas descascadas
- 2 fatias de tofu firme com 2 ou 3 cm de espessura
- 1 cebola pequena fatiada
- 1 tomate fatiado
- 4 fatias finas de pimentão amarelo
- 2 fatias finas de pimentão vermelho
- 2 fatias finas de pimentão verde
- 6 azeitonas pretas cortadas ao meio
- 3 colheres (sopa) de salsinha fresca picada
- 4 colheres (sopa) de azeite ou óleo vegetal para grelhar
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Cozinhe as batatas em água fervente com um pouco de sal. Corte o tofu em 6 retângulos pequenos. Aqueça o azeite (ou óleo) em uma frigideira. Abaixe o fogo e acrescente o tomate, a cebola e os pimentões. Mexa de vez em quando. Grelhe os legumes por 6 minutos em cada lado. Coloque as azeitonas e a salsinha. Acrescente o sal e pimenta e vire os vegetais. Tire os vegetais que estiverem dourados e coloque-os na forma. Grelhe o tofu na mesma frigideira com sal e pimenta. Caso precisar, coloque azeite ou óleo. Grelhe dos dois lados até ficar dourado. Misture os ingredientes com as batatas e sirva.
Alcachofras Recheadas
Ingredientes
- 6 alcachofras grandes
- Suco de 1 limão
- 1 xícara de pão amanhecido ralado
- 3 colheres (sopa) de salsinha picada
- 3 colheres (sopa) de azeitonas verdes picadas
- 1 e 1/2 xícara (chá) de óleo
- 6 colheres (sopa) de azeite
- 1 tomate cortado em cubinhos
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Lave as alcachofras e tire as folhas externas. Corte os cabos e endireite as pontas. Deixe as alcachofras de molho em água com suco de limão. Peneire o pão ralado, adicione a salsinha e as azeitonas. Coloque azeite até formar uma farofa bem úmida. Tire as alcachofras da água. Bata-as de cabeça para baixo, assim as folhas abrem e o excesso de água é removido. Adicione o recheio no meio. Abra as folhas laterais para acomodar o recheio. Coloque as alcachofras em uma panela. Regue-as com azeite e coloque tomates por cima. Adicione água até a metade da panela. Acrescente sal e pimenta-do-reino. Tampe a panela e em fogo baixo até as folhas saírem com facilidade.
Salada Colorida
Ingredientes
- 2 cenouras grandes raladas
- 3 talos de salsão picados
- 1/2 pimentão verde em tiras finas
- 1/2 pimentão vermelho em tiras finas
- 1 colher (sopa) de azeite
- Maionese vegetal a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo
Misture as cenouras, o salsão e os pimentões. Acrescente o azeite e a maionese vegetal, tempere com sal a gosto, misture e leve à geladeira por meia hora. Coloque em uma saladeira e sirva.
Sorvete de Abacaxi
Ingredientes
- 2 xícaras de abacaxi descascado e picado em cubos
- 100 g de açúcar
- 1/2 xícara de água
Modo de preparo
Bata no liquidificador o abacaxi, açúcar e a água até formar uma mistura suave e homogênea. Coloque a mistura em uma tigela. Leve ao congelador até ficar como sorvete.
Não saber o que servir não é mais problema. Coloque nossas dicas em prática e prepare-se para receber elogios até o ano que vem. Porém, o que vale mesmo é a companhia dos familiares e amigos. Celebre o bem e, sobretudo agradeça pela saúde, harmonia e prosperidade.
- Escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.