O dicionário diz que rotina é um hábito de fazer algo sempre do mesmo modo, mecanicamente. Exatamente por tratar-se de algo repetitivo, ela é tão mal vista. Mas, ela é muito importante para a vida e influencia seu sucesso profissional. Aprenda a importância da rotina matinal e incorpore hábitos que deixarão você mais disposto.
Mas por que ter uma rotina matinal?
Algumas pessoas “atropelam” as tarefas durante a manhã. Elas acordam ou melhor, pulam da cama e fazem tudo correndo e sem prestar atenção. Isso é péssimo porque o despertar deixa de ser algo sereno e vira um verdadeiro soco na cara. Dois comportamentos tornam esse soco na cara ainda mais dolorido. Será que algum desses está em seu cotidiano?
Função soneca
Os famosos cinco minutos a mais representam um “falso descanso”, segundo o Centro de Soluções do Sono dos Estados Unidos. A instituição afirma que a função soneca nos deixa mais irritados, além de provocar falhas na memória e taquicardia. Dormir só mais cinco minutinhos também bagunça o cérebro, como explica o neurologista Shigueo Yonekura. Quando vamos dormir, há liberação de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar. Ao despertar, a dopamina é liberada para o organismo entender que é hora de acordar. Com esse desarranjo químico, sair da cama torna-se uma missão impossível.
Usar o celular logo ao acordar
Você acessa o e-mail e confere as últimas novidades das redes sociais logo que acorda? Isso também é péssimo. Ao ver que já está on-line, muitas pessoas vão atolar você de pedidos profissionais e pessoais.
A rotina matinal aumenta até mesmo a produtividade profissional e ter um padrão logo ao acordar traz calma para encarar todas as tarefas do dia com dose extra de motivação. Mas, o que fazer para ter uma rotina matinal produtiva? Listamos 6 hábitos para você incorporá-la no seu dia a dia agora mesmo!
1. Descarregue sua bateria
Não responda e-mails, troque mensagens antes de dormir e nem leia coisas relacionadas ao trabalho na cama. Ver televisão no quarto também não é recomendado. A melatonina, hormônio produzido pelo cérebro assim que escurece, é responsável por mostrar ao organismo que é hora de desacelerar. Com a luz do celular, computador e televisão, o corpo fica confuso e demora a diminuir o ritmo. Experimente tomar um chá de erva cidreira, ouvir uma música suave e fazer exercícios de respiração.
2. Alongamento
Alongar-se assim que sair da cama fortalece os músculos. Aprenda três exercícios fáceis:
• Espreguice-se ainda deitado com o corpo bem reto. Cruze as mãos sobre a cabeça, estenda os braços e empurre os pés para frente. Mantenha-se assim por 30 segundos;
• De barriga para cima, flexione as pernas. Puxe uma na direção do peito e permaneça por 30 segundos. Faça o mesmo com a outra perna;
• Deite de barriga para baixo. Empurre os quadris para trás e fique sentado nos calcanhares. Com a barriga nas coxas, estique os braços sobre a cabeça e fique assim por 30 segundos.
3. Beba água assim que acordar
Um copo de água em jejum desperta os órgãos e facilita o trabalho deles. Com tudo funcionando direitinho, não faltará pique ao longo do dia.
4. Banho frio
Mesmo no calor pode ser desconfortável. Porém já reparou que a temperatura mais fria dá aquele pique? Além disso, um banho frio fortalece o sistema imunológico e melhora a circulação. Comece com água morna e diminua aos poucos.
5. Café da manhã
Tomar um café da manhã reforçado repõe o que perdemos à noite. Para ser balanceada, a refeição deve ter fibras, frutas, carboidratos e até proteínas. Invista em pães integrais, mamão, iogurte, queijo branco e peito de peru.
6. Escrever
Se possível, reserve uns 10 minutos. Divida esse tempo para escrever seus devaneios e traçar metas diárias.
Você também pode gostar
A rotina matinal melhora a produtividade e você pode incorporar outros hábitos ao cotidiano. Saiba o que incluir em sua rotina!
Texto escrito por Sumaia de Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.