O caos das grandes cidades nos prende nas duras rotinas que, basicamente, são pautadas por dormir tarde, acordar cedo, trabalhar muito, comer mal e chegar cansado e estressado em casa.
O principal lazer acaba se tornando o bom e merecido descanso. A gente passa a vida trabalhando em busca de um futuro melhor e deixa de viver o presente. O futuro chega, então resolvemos trabalhar mais e mais para tentar um novo futuro. Ele não chega, a gente morre antes e fim.
Isso não quer dizer que a gente não deva lutar pelos nossos objetivos. A perseverança é uma grande qualidade e é essencial para nos levar a qualquer lugar. Mas é preciso balancear até que ponto vale a pena nos sacrificarmos por alguma coisa.
O tempo usado para ser revertido em esforços é válido para a aquisição do objetivo almejado? Nada, absolutamente nada é mais importante do que o tempo. O tempo é a única coisa realmente material que nos possibilita agir.
Sem tempo, as possibilidades de fazer algo são praticamente eliminadas. O tempo não volta atrás, portanto, não pode ser negociado ou vendido. A forma como o usamos e, principalmente, as prioridades traçadas em nossas vidas devem ser bem calculadas para que a gente não deixe de fazer algo importante ou gere arrependimentos no futuro.
Tudo na vida é preciso ter equilíbrio, tanto nos esforços para chegar em um futuro desejável e também para um presente saudável. O único tempo real é o presente. O passado é imutável e o futuro pode ou não acontecer, portanto, a vida deve ser projetada para ser vivida a partir de hoje.
É verdade que o trabalho enobrece a alma. O problema é quando a gente o coloca acima de tudo em busca de bens materiais, uma casa, um carro, etc., mas abandonamos os nossos ideais, a nossa moral e, principalmente, as pessoas que amamos. Quem nunca deixou de passar um tempo agradável por causa de uma tarefa do trabalho.
Sempre devemos ser responsáveis, é verdade, mas um trabalho que passa por cima da nossa vida vale a pena? Existe algum tipo de remuneração que tenha valor maior que a nossa saúde e a própria felicidade?
Você também pode gostar
Aqueles que se matam de trabalhar precisam ter cuidado para, literalmente, não acabarem morrendo trabalhando. A vida é muito mais do que trabalhar e descansar. Amigos são muito mais do que colegas de trabalho. Saúde é muito mais do que emprego. Nunca se esqueça disso!
Texto escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras.