No último dia 31/08 comemorou-se o dia do Nutricionista, o profissional habilitado responsável pela promoção da alimentação saudável, ações de bem-estar e qualidade de vida para a nossa população.
Neste contexto, a Clínica Sementes e a Dra. Vilani Figuiredo Dias promoveram um encontro para confraternizações, assim como também organizaram um espaço para falarem sobre o que é ser saudável em um ambiente descontraído e aconchegante.
Os convidados puderam degustar um lanche da tarde saboroso e equilibrado montado pela nutricionista e parceiros caracterizando o tema da proposta, ser saudável é poder comer todas as categorias de alimentos de forma moderada e não conviver somente com restrições ou foco em um só tipo de alimento. Quanto mais colorida for a alimentação e tiver a presença de alimentos in natura e minimamente processados, melhor!
Tal comportamento obsessivo de ficar buscando erroneamente somente comida saudável, hoje é conhecido como a Ortorexia Nervosa que é um novo distúrbio do comportamento alimentar caracterizado por uma obsessão por comer apenas o que seja saudável. O termo (do grego, ortho: correto; orexis: apetite) foi criado pelo médico americano Steven Bratman, autor do livro Health Food Junkies (Viciados em comida saudável), sendo assim, a nutrição incentiva a alimentação variada.
O prato saudável foi apresentado como uma questão de disciplina nutricional, mostrando que escolhas mais saudáveis no dia a dia contribuem com a saúde e faz parte da qualidade de vida.
A mensagem do evento pode ser resumida na frase da Dra. Vilani: “Incorpore este hábito e não mais uma dieta da moda”. Pratique esta ideia!
Sabemos que abrir mão de alimentos convidativos ao paladar, como doces, salgadinhos, produtos de pastelarias e guloseimas em geral, não é tarefa fácil, mas que pode ser conciliado a um equilíbrio, conforme visto no coffee oferecido, no qual a presença de frutas da época, quiche de farinha integral e alho-poró, bolo integral de frutas e oleaginosas, sucos naturais antioxidantes, queijos, geleias artesanais, pão integral, patês com ervas finas, doces e cocadas orgânicas sem açúcar e sem lactose conviveram harmoniosamente e foram degustadas com prazer pelos participantes.
O evento contou também com a presença de profissionais da área de nutrição, médicos, alunos, parceiros, pacientes e amigos.
É sempre bom ressaltar a importância do convívio social e do comportamento alimentar frente a presença de eventos que devem ser um momento agradável e de prazer para todos os envolvidos, só assim a alimentação desempenha o seu papel de trazer benefícios nutricionais e felicidade, porque comer precisa ser um prazer.
Confira as receitas:
Quiche de farinha integral e Alho-Poró
Massa
Ingredientes:
– 800 gramas de farinha integral;
– 200 gramas de farinha de trigo;
– 5 ovos;
– 200 gramas de creme de leite light;
– 500g de manteiga ou gordura vegetal;
– Sal somente se necessário, utilizar o mínimo possível.
Modo de preparo da massa:
- Misturar todos os ingredientes com as mãos, sovar até obter uma massa macia e reserve.
Recheio
Ingredientes:
– 2 alhos-poró médios e picados;
– 2 cebolas médias e picadas;
– 3 colheres de sopa de azeite;
– 400g de requeijão light.
Modo de preparo do recheio:
- Lavar e higienizar bem o alho-poró e a cebola. Sanitizar com hipoclorito de sódio por 15 minutos (solução clorada), após enxaguar, cortar a cebola e triturar o alho-poró;
- Em uma panela coloque o azeite refogar a cebola com o alho-poró triturado por 5 minutos em fogo brando;
- Retirar do fogo e acrescentar o requeijão light.
Montagem do quiche:
- Abrir a massa com o rolo e cortá-la utilizando um cortador redondo de 5cm de diâmetro, se optar em fazer mini quiches individuais;
- Colocar a massa cortada nas forminhas tipo empada e rechear. Caso opte por fazer em porcionamento maior, utilize uma forma redonda e proceda da mesma forma;
- Levar ao forno preaquecido e assar por 40 minutos a 200 graus.
Rendimento: mini quiche 150 unidades.
Forma redonda: 3 unidades.
Bolo Integral com frutas e oleaginosas
Ingredientes:
– 2 maçãs com casca picadas;
– 1 banana nanica picada;
– 3 ovos;
– 2 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo;
– 1 xícara de chá de óleo de girassol;
– 1 colher chá de canela em pó;
– 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral;
– 1 xícara chá de aveia em flocos fina;
– 1 colher de sopa de fermento em pó;
– 100g Frutas secas picadas (damasco, castanha do brasil, amêndoas, uva passa, etc).
Modo de preparo:
- Bater a maçã, banana, os ovos, açúcar, o óleo no liquidificador e reservar;
- Em uma tigela, colocar as frutas secas bem picadas, a farinha, a aveia e acrescentar os ingredientes batidos e reservados do liquidificador. Mexer misturando bem os ingredientes e após acrescentar o fermento em pó;
- Se optar em fazer mini bolinhos formato Cupcakes individuais, colocar a massa em forminhas próprias e levar ao forno preaquecido e assar a 180 graus por 20 minutos.
- Caso queira maior porcionamento, colocar a massa em assadeira de bolo redonda tamanho pequeno e levar ao forno preaquecido e assar a 180 graus por 40 minutos.
Rendimento: 30 unidades nas forminhas de cupcakes ou 2 bolos em assadeira redonda pequena.
Você também pode gostar
Parceiros