O assunto feminismo vem se tornando cada vez mais falado e popular nos dias de hoje. Mas o que é? Ainda são muitas as dúvidas ao redor deste tema, entretanto, muitas mulheres vêm tomando iniciativas para que os direitos femininos sejam de maior igualde em relação aos masculinos e para isso, vem criando alternativas modernas e eficazes para beneficiá-las.
Esclarecimentos
Feminismo se trata de uma luta por direitos iguais. Não pode ser dito como o contrário de machismo, pois o machismo consiste num sistema de opressão sobre o sexo feminino simplesmente por este fato, por ser uma mulher.
Essa luta não se sustenta em atacar o gênero masculino em represália ao seu tratamento, como muitos pensam, mas em simplesmente não se submeter a tal opressão. Isso não significa não ser feminina ou não se maquiar, mas sim fazer isso por vontade própria, dando outro valor a sua imagem para que não esteja atribuída a essa existente e distorcida exigência masculina, sendo que eles não tem esse direito, como defende o feminismo.
Rede feminista
Como dito, algumas iniciativas têm sido tomadas pelas feministas a afim de colocar em contato as diversas mulheres com a intenção de trocar experiências e se apoiar umas nas outras fortalecendo o movimento e suas atividades.
Abaixo, algumas delas:
– ONG Think Olga: A ONG realiza diversas reuniões e debates destinados às mulheres para que haja a troca de experiências e exposição de relatos como assédio e desrespeito por parte dos homens. São realizados eventos com a presença de figuras públicas colocando em pauta assuntos polêmicos e atuais. A página da ONG no Facebook permite interação e esclarecimentos assim como acesso à sua agenda e programação.
– Blog “Lugar de Mulher”: O blog criado por três amigas atualiza com frequência seus posts publicando sobre assuntos diversos como: autoestima, dia a dia e padrões sociais. O blog contém boas dicas para a o comportamento feminino e incentiva a liberdade e fuga de padrões.
– “Vamos Juntas?”: O movimento encoraja as mulheres a se apoiarem em situações de risco. Seja em simples inseguranças ou em circunstâncias mais efetivas de opressão, a ideia é que as mulheres olhem a sua volta e se unam a fim de fortalecer umas às outras. Ainda assim, o “Vamos Juntas?” tem espaço online para compartilhar campanhas e depoimentos colocando as feministas em contato.
– Revista AzMina: Revista independente posta diversas matérias e reportagens sobre temas do Universo feminista. Sempre atualizada e acessível, o meio de comunicação pode ser acessado por tablets e smartphones e sua assinatura é totalmente de graça.
– Aplicativo “Sai Pra Lá”: O aplicativo para celulares tem o objetivo de conter o assédio sexual às mulheres. Ele é destinado à abrigar denúncias e então criar como que um mapeamento de regiões em que os casos são frequentes. O anonimato é mantido nas denúncias, a proposta é colaborativa.
Você também pode gostar
Artigo escrito por Júlia Zayas da equipe Eu sem Fronteiras.