É muito difícil conseguirmos nos inspirar todos os dias. O escritor inglês Oscar Wilde já dizia que, pior que não conquistar um objetivo, é a conquista dele. Embora pareça inicialmente contraditório, o pensamento de Wilde tem fundamento quando a gente pensa o quão é difícil viver sem alguma inspiração.
Enquanto a perda de inspiração geralmente é atrelada a uma frustração, isso também pode acontecer com a conquista de um objetivo almejado. Afinal, o que seria da vida do Coyote se ele apanhasse o Papa-Léguas? Certamente, o desenho não teria mais como acontecer.
Isso não quer dizer, evidentemente, que a conquista do objetivo seja ruim, muito pelo contrário. Mas a vida não é como um jogo de videogame, que basta o Mário vencer o inimigo Bowser, salvar a princesa e viver o sonhado “felizes para sempre”. Embora os créditos do jogo apareçam depois disso, a vida tem continuação até dar “game over”.
Muitos seres humanos se perdem na busca de objetivos. Estipulam metas inalcançáveis e vivem em função delas até o fim de suas vidas. Todo exagero é prejudicial. Uma pessoa que vive atrás de um objetivo que não tem chances de alcançar é igualmente infeliz do que a que não tem objetivo nenhum.
A grande verdade é que somente a sabedoria da idade nos ensina o que vale a pena ter perseverança para lutar e quando temos que deixar alguma coisa de lado e simplesmente seguir em frente.
O mundo pode se tornar melhor com pessoas inspiradas que transformem o planeta em um lar. Quem sabe que está de passagem trata uma casa de maneira muito menos cuidadosa do que o dono dela, pois somente o proprietário sabe que os ônus impactarão somente ele em longo prazo.
A inspiração é o segredo para uma harmonia entre as pessoas e o trabalho em equipe para que objetivos em comum sejam trabalhos para que as conquistas sejam mútuas.
No final das contas, a vida não pode ser pautada em um único objetivo, seja ele inalcançável ou não seguido de uma outra meta. As inspirações têm que ser diárias e podem ser as mais variadas possíveis.
Você também pode gostar
Pode ser um pai que visa sustentar a família, um jovem que quer terminar os estudos, o aprendizado de uma segunda língua etc. A inspiração é o motor da evolução das pessoas.
Texto escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras.