Você se atrasou para o trabalho. Teve um dia corrido. Não conseguiu finalizar aquele relatório que o seu chefe te pediu a tempo e acabou levando aquela bronca. É tanto desânimo que o você está sentindo é apenas frustração. Pense e responda rápido: você sai do trabalho, respira lentamente e vai para casa descansar ou acaba dando uma desviada de caminho para o shopping para esvaziar a cabeça?
Se a sua resposta foi a segunda opção, tome cuidado! Você pode estar passando um período de intoxicação emocional, que pode te fazer perder dinheiro se não ficar atento.
Mas o que é estar sob o poder da intoxicação emocional? Este estado é aquele quando não temos capacidade para lidar com os sentimentos negativos e suas respectivas frustrações e decepções. Por isso, cada vez que algo acaba dando errado, a sensação de desalento toma conta de nós. Isso se traduz em emoções que passam a dominar a nossa mente e em impulsos que não temos a menor capacidade de controlar.
Vamos a um outro exemplo que provavelmente você já deve ter vivenciado. Imagine-se no shopping. Você vê uma blusinha que não gostou tanto assim, mas o vendedor da loja jura de pés juntos que aquela é a última peça da loja. E você, é claro, não quer deixar aquela oportunidade passar, porque vai que você se arrepende de não tê-la comprado, não é mesmo? Pois bem, nós seres humanos não suportamos perder.
Seja comprando algo por mais do que aquele produto realmente vale ou a preço de banana, acabamos comprando algo somente para não convivermos mais com aquele insuportável sentimento que a experiência de perder algo gera. E a consequência é clara: mais uma peça ou objeto que nunca será utilizado e um rombo a mais no nosso orçamento.
Por isso, uma boa dica é fazer um planejamento de suas finanças. Não adianta você dizer ‘semana que vem eu começo a me controlar’. Ou você começa hoje e agora, ou nunca conseguirá se organizar.
Mas apesar de utilizarmos o termo ‘intoxicação emocional’, devemos alertar que não existe um detox, porque o racional e o emocional caminham lado a lado de mãos dadas, o tempo todo. Assim, é essencial aumentarmos o nível de tolerância frente às nossas frustrações para que elas não sejam capazes de nos derrubar. Quando passamos a ter mais resiliência e mais força, os sentimentos negativos podem até se aproximar, mas conseguiremos analisar a situação com cautela e mais clareza.
Você também pode gostar
Uma boa dica é apostar na prática da meditação. Durante esses minutinhos de conhecimento de si mesmo, esvazie a sua mente de tudo. Deixe de lado todos os seus medos e problemas.
Quando você passa a se conhecer melhor, terá serenidade suficiente para controlar as suas emoções, sem sucumbir à angústia, ao medo ou à ansiedade.