Estamos em janeiro!
Para muitos de nós, e eu me incluo neste vasto grupo, janeiro inspira esperança, alegria e motivação para um novo recomeço, agindo como uma lufada revigorante de força e de energia que nos faz seguir adiante na busca dos sonhos, vencendo cada meta e seguindo firme para alcançar os objetivos traçados.
No entanto, etimologicamente, a palavra janeiro tem a ver com todo esse conjunto de emoções que se renova e se refaz a cada ano. Para os antigos romanos, janeiro era muito importante porque era o mês consagrado ao deus Janus (daí vem Ianuarius, que significa janeiro em latim), considerado o Guardião do Universo e, na mitologia romana, Janus é o deus de duas faces, uma olhando para trás (o passado) e outra olhando para a frente (o futuro), que simboliza os começos e os fins, as transições. Portanto, janeiro significa o início de uma nova caminhada que se propõe a ser percorrida a partir de um novo plano, elaborado com novas metas e objetivos, a partir do que se enxerga para a construção de um futuro promissor, tendo como lastro as experiências vividas.
Eu, enquanto taróloga e estudiosa do assunto, não pude deixar de observar essa característica tão peculiar de janeiro, o que me levou a traçar um paralelo com o nosso amado e tão singular arcano O Louco, importante figura do conjunto arquetípico que compõe o tarot.
É justamente em seu contexto arquetípico que O Louco conversa com a energia renovadora de janeiro, pois ele significa o primeiro passo (1º mês) do ser humano em direção ao desconhecido (o ano que se inicia). A energia que atua nesta época nos leva a sentir que é chegada a hora de sair da rotina e alçar voo em busca de novos espaços para experimentar a liberdade de uma nova vida. É um sentimento como se estivéssemos renascendo espiritualmente, embora no mesmo corpo.
O Louco e janeiro conversam quando da nossa jornada e, periodicamente, um caminho de luz é aberto para nos permitir entrar em conexão com a nossa missão e entender o porquê de estarmos aqui. Essa é a oportunidade de nos lançarmos com as imensas forças libertadoras da transformação e da atividade criativa. É um ótimo momento para realizarmos as descobertas de qual é o nosso propósito de vida diante das lições que nos levaram ao aprendizado. É a energia facilitadora para a transformação dos sonhos e da imaginação em realidade, a que abre as lentes da psique para novas oportunidades.
Então, já observou que em janeiro a maioria das pessoas são tomadas por esses sentimentos? É o momento em que caminham sobre a terra (a realidade), mas com os olhos voltados para o céu (o sonho e a esperança), ativando naturalmente a energia de movimento que habita em nossa essência humana.
Assim como o Louco, janeiro, a cada ano, renova o convite para que as pessoas reativem as suas qualidades mágicas de sabedoria, liberdade, criatividade e imaginação e, neste momento, vão ao âmago dos seus sonhos florescentes e dos seus desejos mais profundos, estendendo um tapete vermelho para as novas possibilidades da vida.
Portanto, não desperdice essa fantástica energia, sonhe!
Você também pode gostar:
- Aprenda como fazer terapia com os ensinamentos do Tarot
- Decifre a origem e a história surpreendente Tarologia
- Conduza sua jornada evolutiva aproveitando o Tarot
Desperte e desfrute da força do Louco que há em você. Alegre-se com sua nova atitude, faça brilhar a sua luz e seja prodígio em tudo o que faz. Liberte-se, solte as amarras que insistem em lhe prender, abra os braços e caminhe para a frente, sinta a liberdade deste movimento e deixe que as fortes vibrações de janeiro (o Louco) incendeiem seus sonhos.
Viva!!!!!!!!!!!