Meditação

Joriki: experimente essa técnica Zen para meditar profundamente

Mulher asiática meditando na natureza
metamorworks / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Sabe quando você está fazendo uma atividade tão prazerosa, que parece que o resto do mundo não existe mais? Na maioria dos casos, essa é uma sensação passageira, que acaba assim que lembramos das preocupações do cotidiano, ou quando nos distraímos com alguma coisa.

Mas não seria incrível se fosse possível prolongar essa sensação de estar em perfeita harmonia com a sua mente e com o seu corpo? A partir da técnica zen Joriki, isso é possível. Com o conteúdo que preparamos, aprenda mais sobre como ela pode te ajudar, inclusive na hora de meditar.

Direto ao ponto

O que é Joriki?

Joriki é um termo da meditação zen que poderia ser traduzido como “foco profundo”. Para entender melhor o significado dessa expressão, vamos analisar cada parte da palavra. “Jo” é aquele estado em que uma pessoa se faz completamente presente em alguma situação ou em uma atividade.

Mulher meditando em meio a natureza, com o pôr do sol ao fundo
jcomp / Freepik

Depois do conectivo “ri”, “ki” representa a energia espiritual, a sabedoria e a conexão com algo. Ou seja, “joriki” é o ato de dedicar toda a sua atenção em uma atividade que traz satisfação, conhecimento e prazer. Elapode ser a meditação, mas também é possível incorporar a técnica em outros momentos.

Quando o Joriki é indicado?

Se você não é uma pessoa que tem o hábito de meditar, pode sentir que o Joriki é indiferente para você, como se em nenhuma situação você precisasse de tanto foco assim. No entanto, a verdade é que o Joriki pode transformar todas as atividades que você pratica em algo muito melhor e mais proveitoso.

É importante saber que o objetivo do Joriki é fazer com que você se sinta conectado(a) ao que está fazendo, de corpo e alma. A partir disso, você vai fazer apenas aquilo que te agrega alguma coisa, e que te traz bons sentimentos.

Quando praticamos o foco profundo, identificamos um novo universo até nas atividades mais comuns, como se alimentar, conversar com quem amamos, consumir algum conteúdo, se exercitar, tomar banho, entre outras. Tudo isso pode trazer sensações incríveis para você, se prestar atenção.

Além disso, na prática meditativa, o Joriki é o que te auxilia a entrar naquele estado de transe. Com ele, você vai sentir a ligação entre o seu corpo e a sua mente, ignorando tudo que estiver acontecendo ao seu redor. Dessa maneira, os seus pensamentos vão fluir com mais facilidade e harmonia, te ajudando a se conhecer melhor a partir da compreensão das suas emoções e dos seus pensamentos.

Como praticar Joriki

Agora que você percebeu que o Joriki pode melhorar a sua qualidade de vida, está na hora de entender qual é a forma correta de praticá-lo. Preparamos um passo a passo para te ajudar:

Mulher negra com roupas esportivas meditando
wayhomestudio / Freepik

1) Sente-se em um local confortável e silencioso, para que você possa focar apenas na sua respiração.

2) Inspire por quatro segundos e expire por mais quatro segundos, até que esse movimento se torne natural.

3) Imagine que você está em um barco, dentro de um rio, e que todos os pensamentos que surgem podem ser empurrados levemente para debaixo d’água.

4) Ao sentir uma emoção se formando, pense que ela está no barco com você, em uma jornada que vai te ajudar a entendê-la melhor.

5) Mantenha a atenção focada na sua respiração sempre que alguma distração se aproximar do seu corpo ou da sua mente.

Você também pode gostar:

Ao realizar o passo a passo de forma constante, você vai perceber que o processo do Joriki vai se tornar automático, seja na meditação ou em qualquer atividade que você queira praticar. Comece a testar a técnica hoje mesmo para colher os melhores resultados para a sua vida!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br