Nutrição Nutrição alternativa/não convencional

A Lactose e os problemas de pele

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Infelizmente, a lactose não é muito amiga da sua pele. Por ser rica em nutrientes como proteínas, cálcio e vitamina B12, o leite sempre foi visto como peça fundamental na dieta de qualquer pessoa, mas ultimamente as descobertas dos pesquisadores tem mostrado que as coisas não são bem assim…

Diferente do que a maioria das pessoas pensam, o leite é um alimento de difícil metabolização e por isso pode causar problemas na pele, como por exemplo, a acne. 

Isso acontece porque o leite provoca o aumento da secreção de insulina, hormônio que pode ampliar os processos inflamatórios cutâneos, piorando o aspecto da pele. Quando a pessoa possui intolerância a lactose, os efeitos são piores ainda, podendo aparecer coceiras, bolinhas avermelhadas e aspecto áspero no local.

Nesses casos, o conselho dos especialistas é evitar ao máximo o consumo de leite e de alimentos derivados dele que contenham lactose em sua composição.

Mas, não se engane: não é o teor de gordura do alimento que vai influenciar o aspecto da sua pele. Mesmo os alimentos derivados de leite que não tenham gordura ou que apresentem baixos índices em sua composição, podem gerar picos de insulina e agravar o aspecto ruim da pele.

O problema não é o teor de gordura, e sim a presença do açúcar no leite, mais conhecido como lactose nos alimentos.

Você também pode gostar

Texto escrito por Marcela Cappato da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br