Hoje segue para você um compilado de insights para cultivar o seu amor-próprio!
Você acredita que precisa ser perfeito?
A busca pela perfeição pode ser um caminho ilusório que vai te levar a desenvolver doenças mentais e até físicas. Onde está escrita a perfeição? Você e eu somos seres únicos, cada um com vivências, aprendizados, evoluções, falhas e acertos.
Buscar ser uma pessoa melhor é sempre bom. Desenvolver suas habilidades e querer tornar o mundo um lugar melhor também, mas até que ponto se cobrar de tanto?
Pegue mais leve consigo, invista nos cuidados internos, na sua autoestima e no seu amor-próprio. Invista em terapias!
Muitas vezes, o seu maior inimigo, o seu maior obstáculo, pode ser você mesmo. Ser mais verdadeiro consigo, aceitando dificuldades, limitações e falhas de forma compreensiva, é essencial.
Você já conheceu pessoas que faziam tanto por todos, mas às vezes se esqueciam de cuidar de si mesmas?
Muitas mulheres foram chamadas “guerreiras” por carregarem o mundo nas costas, mas nunca ninguém se perguntava como elas estavam se sentindo internamente.
São tantas responsabilidades que todos temos que muitas vezes tentamos carregar o peso de tudo, do ambiente em que vivemos, do trabalho, dos familiares e dos amores, então nos esquecemos de cuidar de nós mesmos.
Quando você cuida de todos menos de você, você se anula.
Você se coloca em primeiro lugar na sua vida?
Saiba que se colocar em primeiro lugar não é egoísmo!
Colocar-se em primeiro lugar é priorizar seus sentimentos, desejos, sonhos, vontades e, principalmente, escutar seu Eu Superior, sua intuição e o que você quer e deve fazer por si mesmo.
Colocar-se em primeiro lugar é amor-próprio.
Você já se moldou para encaixar na vida de alguém?
Em um relacionamento saudável existirão acordos mútuos e coisas das quais ambos abrirão mão para se darem bem, e está tudo bem. Deixar de fazer certas coisas da vida de solteiro, por exemplo, é algo que faz sentido quando se está em um relacionamento afetivo.
Um relacionamento não saudável é quando há exigências demais de um lado e em que a pessoa simplesmente dita o que o outro deve ou não fazer.
Quando você se relaciona, automaticamente acaba dividindo e compartilhando manias, sonhos, costumes, conversas e desejos. Temporalmente, algumas pessoas acabam sendo moldadas pelo outro, esquecendo-se de quem são de verdade.
Um relacionamento tóxico, na maioria das vezes, não é nítido para quem está vivenciando.
Atitudes como o que você deve ou não fazer, o que você deve ou não vestir, quem você deve ou não ver são tóxicas.
Certas restrições acabam fazendo com que você perca seu amor-próprio e busque cada vez mais a aprovação do outro, em vez de se escutar e se amar em sua essência.
Ao longo do tempo de relacionamento tóxico, você acaba se perdendo e ficando confuso sobre seus sentimentos e sobre seu futuro, despertando medos e traumas.
Você também pode gostar:
Se você começa a se anular para tentar se encaixar e permanecer em um relacionamento, renunciando às suas vontades e aos sonhos por um relacionamento ou pela necessidade de se sentir amado, é necessário buscar auxílio de um profissional que poderá te guiar no caminho de como suprir compreender o que está vivendo. Como agir e como desenvolver seu amor-próprio novamente e ter controle sobre seus sentimentos e sua vida?
Aprenda a trabalhar a autocobrança para viver melhor!
A busca pela perfeição, por querer ser melhor em tudo ou querer que tudo esteja pronto para ontem pode ser um caminho difícil de percorrer e prejudicial à saúde física e mental.
Se você se cobra demais, a ponto de isso afetar sua saúde mental, você não precisa de inimigos, pois está se punindo sozinho. É possível seguir mais leve e pegar mais leve consigo. Vou te dar algumas dicas:
- Não se compare a outras pessoas;
- Permita-se cometer erros;
- Identifique e potencialize seus pontos positivos;
- Busque ajuda;
- Reserve um tempo para descansar;
- Pare de procrastinar; é melhor feito do que bem feito;
- Tente focar “no todo”, não nos detalhes;
- Procure aceitar críticas construtivas.
Espero poder te auxiliar de alguma forma com a intenção de deixar sua vida mais leve. Você merece muito e merece também ser compreensível consigo.
Agende um bate-papo comigo. No nosso primeiro encontro, vamos conversar e avaliar a melhor forma de conduzir o seu processo. E não se preocupe, pois eu não cobro por essa conversa.