O folclore brasileiro é um conjunto de lendas que representam os valores e os princípios das comunidades de cada região do país. Com ele, conhecemos personagens que podem ser agressivos e violentos, mas que sempre atuam em prol de um bem maior. O curupira, por exemplo, confunde caçadores que estão acabando com os animais de uma floresta.
A seguir, você vai aprender mais sobre a Iara. Também chamada de mãe d’água e iuara (“aquela que mora nas águas”, em tupi), acredita-se que ela vive no rio Amazonas, como uma sereia. Como será que ela se tornou essa criatura mística? E como a iara auxilia a natureza brasileira? Saiba tudo sobre esse assunto, nos tópicos que preparamos.
Tudo sobre a lenda da Iara
Origem da iara
A primeira coisa que você precisa saber sobre a iara é a origem dessa lenda. Em geral, os contos folclóricos são narrados por povos indígenas, transmitidos de geração em geração. Entretanto algumas dessas narrativas apresentam influência de outras culturas. No caso da iara, historiadores apontam que a personagem é uma junção da cultura indígena com a cultura portuguesa.
Por esse motivo, em todas as representações da sereia, ela é retratada como uma mulher indígena que se transformou nesse ser mágico, tão presente nos contos europeus. No entanto, existem algumas variações em detalhes da aparência da iara. Ela tem cabelos longos que podem ser pretos ou verdes. De forma similar, os olhos podem ser castanhos ou verdes. Da cintura para baixo, uma cauda de peixe ocupa o lugar das pernas.
Além da aparência física marcante, a iara também se destaca pelas habilidades que tem. A sereia canta como ninguém, sendo capaz de hipnotizar os homens, é uma grande conhecedora de técnicas de combate e é destemida. Logo, é uma personagem que as pessoas temem na mesma medida que invejam.
Curiosamente, a lenda da iara também é repleta de inveja e de medo. A história é uma forma de alertar os homens sobre a importância de manter o foco na atividade que desempenham, para que eles não sejam assassinados pela sereia. Entenda melhor esse conto, a seguir.
Lenda da iara
A iara era uma indígena que tinha ótimas habilidades de caça. Ela era uma guerreira exemplar, que causava inveja nos próprios irmãos. Além disso, ela era linda, chamando a atenção de todos por onde passava. Assim, os irmãos se sentiam ameaçados pelas qualidades dela, que se destacava na família.
Então, para acabar com a sensação de inferioridade em relação à irmã, seus irmãos decidiram matá-la. Os homens bolaram uma armadilha e atraíram a jovem para lá. No entanto, no momento do ataque, as suas habilidades de guerreira prevaleceram, garantindo que ela se livrasse da emboscada.
Entretanto, iara não só se libertou dos irmãos. Ela também matou cada um deles, para evitar que ficassem contra ela novamente. Apesar de ter um motivo válido para assassinar a família, ela sabia que o pai dela ficaria furioso com a notícia. Por isso, a jovem fugiu.
Pouco tempo depois, a guerreira foi encontrada, e a fúria do pai dela fez com que ela fosse lançada a um rio. Felizmente, os peixes que viviam no local a resgataram, transformando-a em uma sereia. Depois disso, ela começou a cantar para atrair homens distraídos para o fundo das águas, matando-os. Se um homem conseguir escapar do afogamento, enlouquecerá.
Iara no Brasil
Como o folclore é transmitido de geração para geração, de forma oral, é comum que existam diferentes versões para uma mesma história. Mas as únicas variações que percebemos na lenda da iara, no Brasil, são a cor dos cabelos e dos olhos da sereia, não havendo uma interpretação tão distinta sobre o conto em cada parte do país.
Por outro lado, existe uma associação entre a iara e uma personagem do folclore português, a moura encantada. Nessa versão, a jovem é uma sereia que seduz os homens por meio do canto, oferecendo-lhes riquezas das quais é guardiã. Se eles aceitassem a oferta, a moura seria libertada da condição de guardiã, podendo viver livremente.
Curiosidades sobre a iara
Por enquanto, você já aprendeu que a iara tem origem indígena e portuguesa, e que os cabelos e olhos dela podem mudar de cor, dependendo da região do Brasil onde você ouve falar dela. E o que mais há para saber sobre essa personagem valente e perigosa?
Durante o dia, quando não está seduzindo um homem desavisado, a sereia permanece sentada em uma pedra, no meio do rio, penteando os longos cabelos e admirando a própria beleza no reflexo das águas. O pente que ela usa para se arrumar é feito de ouro, o que pode despertar ainda mais o interesse dos homens.
Outro fato curioso sobre a iara é que as escamas dela podem mudar de aparência em cada fase da Lua. Sendo assim, a personagem pode ter até quatro cores de cauda, recebendo as energias lunares de um jeito único. Finalmente, é possível visualizar a sereia brincando com peixes, em pequenos bancos de areia nos rios.
Iara nos filmes, séries e livros
Se a história da iara te encantou, você pode continuar se aprofundando nessa personagem por meio de filmes, séries e livros. Com eles, você vai visualizar como essa figura pode se parecer, o que há de mais marcante na personalidade dela e quais são as narrativas que contam sobre ela. Confira alguns exemplos.
“Monstruário: Inventário de Entidades Imaginárias e de Mitos Brasileiros”, livro de 2004 que aborda o folclore brasileiro a partir de uma perspectiva psicanalítica, analisando o que eles representam sobre nossas características humanas.
“Cidade Invisível”, série de 2021, disponível na Netflix, que apresenta os personagens do folclore brasileiro de maneira contemporânea, vivendo no meio urbano de uma forma inusitada e engajada.
“A Iara: Uma Lenda Indígena em Quadrinhos”, livro de 2014 que conta a lenda da personagem com drama, terror e amor, em um formato inovador que traz um ar moderno para a história tradicional.
Você também pode gostar
- Explore tudo que há para saber sobre folclore brasileiro
- Descubra quem é Iemanjá, senhora dos mares
- Compreenda as principais lendas do folclore brasileiro
Com as informações que trouxemos, você pôde entender sobre a lenda da iara e como essa personagem se manifesta no imaginário popular. Agora que você já sabe os detalhes sobre ela, é melhor tomar cuidado para não se deixar levar pelos encantos da voz inigualável da sereia.