Você já ouviu falar sobre a fáscia?
Fáscia não tem nada a ver com a face do rosto, como você deve ter pensado aí.
A fáscia é um tecido extremamente importante do nosso organismo, porém ela é pouco falada na medicina tradicional, ela está presente em todo o nosso corpo e tem duas funções principais: proteção e organização.
Desde que somos gerados na barriga da nossa mãe, esse tecido está se desenvolvendo junto com o nosso corpo e nossas emoções.
Esse tecido é tão importante para nossa compreensão porque ele carrega sua história, os traumas, as lesões, as emoções, os sentimentos e tudo aquilo que você já passou com esse corpo. Como a primeira função é de proteção, o tecido se fecha, endurece, cria tensões e fibroses, que são pontos “duros” no nosso corpo onde esse tecido se junta para proteger alguma estrutura que está frágil.
Quando eu jogava futebol, me machuquei muitas vezes com torções de joelho e tornozelo, então essas regiões estavam frágeis no momento que estava lesionado, e a fáscia do meu corpo respondeu criando fibroses na região e reorganizando meu peso corporal para a perna que não tinha lesão, com o tempo isso foi gerando outras tensões em outras partes do meu corpo. A fáscia é um tecido só, portanto ela está conectada com todas as partes do nosso corpo. A fáscia que envolve a musculatura do corpo é chamada de miofascial, a palavra mio vem de músculo, daí vem o nome que é tão utilizado hoje em dia, liberação miofascial.
Você também pode gostar
A liberação miofascial é uma técnica manual ou pode ser feita por meio do movimento, que libera esses nós criados no corpo por qualquer motivo. Quando o terapeuta manipula esse tecido e libera esses nós, a fáscia se autorregula e organiza a estrutura novamente. Se você passa o dia todo com desconforto e tensão no corpo, essa é uma ótima opção para você aprender a se livrar das tensões, ela também auxilia pessoas que estão se recuperando de lesões e para quem não sofre com nada disso ela ajuda a prevenir para que você nunca tenha dor, lesões e desconfortos, mantendo uma boa postura diariamente.
Você pode se interessar por outro texto desse mesmo autor. Acesse: Constelação familiar e as leis sistêmicas