Hoje em dia não faz mais sentido investir em estudos apenas na educação básica, graduar-se no ensino superior e parar por aí. As coisas mudaram, inclusive para a educação formal.
Uma sociedade globalizada e hiperconectada como a nossa está mudando em ritmo acelerado sua indústria, tecnologia, e tudo isso já está impactando no mercado de trabalho. Não nos restam dúvidas quanto às adaptações para o novo cenário econômico, bem como seus desafios.
Essa mudança de perspectiva sobre a visão da educação dos sistemas escolares formais atuais, da educação básica ao ensino superior, pode ser melhor compreendida ao ser encarada como um processo de aprendizagem ao longo da vida.
O termo lifelong learning em tradução livre quer dizer “aprendizagem ao longo da vida”, e se refere à busca contínua e automotivada pela atualização de conhecimento. Para sobressair profissional, pessoal ou academicamente, é imprescindível investir em educação continuada, tendo em vista a aquisição de conhecimento de novas técnicas e o desenvolvimento de novas habilidades e aptidões.
Você também pode gostar
- Precisamos falar sobre os cortes no investimento à educação
- Documentários na Netflix para aprender e expandir a Consciência
- Os desafios causados pela mídia no processo de escolarização
Baseado em quatro pilares, o lifelong learning é crucial para o âmbito profissional enquanto estratégia de formação profissional: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.
É preciso aprender a conhecer, ou seja, aprender a aprender para se beneficiar das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida; aprender a fazer, de um modo mais abrangente, a fim de deixar a pessoa apta a encarar situações antagônicas e trabalhar em equipe; aprender a conviver quanto à capacidade de a pessoa compreender o outro, estabelecer vínculos sociais e gerenciar os conflitos; aprender a ser para estar nas melhores condições para agir com uma disposição cada vez maior de discernimento, autonomia e responsabilidade pessoal.
Um dos maiores benefícios do lifelong learning tem sido a facilidade de estudar por meio dos dispositivos mobile, graças às plataformas digitais e 100% online, de ensino eletrônico (e-learning).
Atualmente, o e-learning tem sido um importante alicerce para o desenvolvimento de novas formas de cursos online, programas de capacitação profissional, inclusive de cursos de graduação e pós-graduação à distância. Essa nova modalidade amplia o leque de opções de formação das pessoas, as quais passam a ter a possibilidade de estudar quando e onde quiserem, bem como definir o seu próprio ritmo de aprendizado. Todavia, mesmo tendo essa gama de facilidades, é primordial que as pessoas tenham um alto grau de comprometimento com o seu plano de estudos, pois essa forma de aprendizagem depende 100% do aluno.
Quem não quiser ser substituído por pessoas altamente qualificadas ou até mesmo por robôs deve se manter atualizado em qualquer que seja a área de atuação. Estudar por toda a vida ocasiona em uma série de benefícios para quem colocar isso em prática.