Autoconhecimento Comportamento

Limpar a memória. Passo a passo para livrar-se de pesos e memórias do passado

Imagem de um homem com as mãos no rosto em um cenário escuro, apoiado na mesa, como se estivesse tendo pensamentos ruins
Viorika de Getty Images Signature/ Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Refletir sobre a importância de se livrar de memórias do passado pode ser um exercício significativo para o crescimento pessoal e o bem-estar emocional. Você sabia que aprender a se livrar dos pesos do passado pode melhorar sua relação com as pessoas e com você mesmo? Veja o passo a passo de como fazer isso e viver uma vida mais leve!

Limpar a memória foi o que fez Clementine, interpretada por Kate Winslet, para esquecer o homem que tanto amou, Joel, vivido por Jim Carrey. Em “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças”, um filme de 2004, há um serviço médico que tem como objetivo apagar as memórias que uma pessoa deseja esquecer.

Ainda que pareça tentadora a possibilidade de esquecer tudo aquilo que te magoou, o personagem de Jim Carrey demonstra um profundo arrependimento quando decide passar por esse procedimento. Será que limpar a memória é sempre a melhor solução? Se é, como a limpeza da memória deve ser feita?

Um olhar científico sobre a limpeza da memória humana

Em geral, as memórias que uma pessoa poderia querer esquecer são aquelas que suscitam sentimentos ruins. Ou seja, podem ser fatos do passado que ainda fazem mal para a pessoa que os viveu. Nesse caso, parece que limpar a memória seria a forma mais eficiente de deixar de se sentir mal.

No entanto, não é isso que os cientistas de um documentário estadunidense dizem. Exibido pelo canal PBS, em 2016, Memory Hackers é um estudo que teve como objetivo entender como as memórias se constroem, se elas podem ser apagadas e se podem ser alteradas.

De acordo com a biologia, as memórias são formadas e armazenadas em inúmeras partes do cérebro. Só por esse motivo já seria difícil apagá-las por completo, já que seria difícil identificar onde elas estão, sem afetar outras partes da mente.

Uma memória se constrói com a formação de proteínas, que estimulam as células do cérebro a se conectarem. Com essas conexões, as memórias ficam armazenadas e podem ser revisitadas, apresentando um potencial mutável. Todas as vezes em que lembramos de uma situação traumática, por exemplo, as memórias do evento são reativadas e podem ser modificadas.

As memórias traumáticas, que seriam as mais buscadas na hora de limpar a memória, estão associadas a hormônios (noradrenalina e norepinefrina) que são liberados em situações de estresse e de adrenalina. Para fazer a limpeza da memória, bastaria anular essa associação entre a memória e esses hormônios, que causam a sensação de tristeza quando as lembranças são revisitadas.

Para executar esse processo de forma científica, no entanto, é preciso que haja o acompanhamento de um profissional. Essa pessoa, qualificada para a tarefa, irá trazer à tona a lembrança e então fornecer propanolol ao organismo que deseja limpar a memória. Essa substância irá interromper a produção dos hormônios negativos quando a pessoa lembrar-se novamente do evento.

Dessa forma, a lembrança sobre o passado continuaria existindo. Porém, sem os hormônios que causam estresse, ansiedade e tristeza, seria só mais uma lembrança. De acordo com o estudo, é possível manipular a memória por meio de substâncias como essa e de exercícios controlados em laboratório. Uma pessoa, sem instrução, não seria capaz de reproduzir esse processo.

Métodos que vão além da ciência

Imagem de uma mulherde olhos fechados e com as mãos no coração como se estivesse meditando
Mikhail Nilov de Pexels/ Canva

O método médico e científico, entretanto, não é a única forma de limpar a memória. Existem exercícios de meditação e de oração que podem trazer tranquilidade e paz sobre lembranças ruins, e que não trariam problemas se fossem reproduzidos em casa.

Oração ho’oponopono

Um exemplo desse método é a execução da oração do Ho’oponopono. Por meio dessa técnica havaiana é possível desbloquear a fluidez dos sentimentos que estão sendo prejudicados pela manutenção de memórias negativas. É como um processo de cura.

Ao repetir a oração diariamente, ou sempre que estiver sendo tormentado(a) por lembranças ruins, você será capaz de limpar a memória. Basta dizer as seguintes palavras:

“Divino Criador, pai, mãe, filho em um…
Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofenderam, à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações do início da nossa criação até o presente, nós pedimos seu perdão…
Deixe isto limpar, purificar, liberar, cortar todas as lembranças, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute estas energias indesejáveis em pura luz…
E assim está feito.
Sinto Muito. Me Perdoe. Te Amo. Sou Grato.”

Técnica EFT – Emotional Freedom Techniques

A ideia de desbloquear as energias negativas que estão se acumulando por causa das suas memórias negativas também está presente na técnica EFT, Emotional Freedom Techniques. Em tradução livre, a técnica de limpar a mente se refere a técnicas de libertação emocional. Diferentemente da oração, é preciso do auxílio de um profissional para aplicar essa técnica.

A EFT funciona como uma acupuntura psicológica, que promove a liberação dos meridianos do corpo, de acordo com a medicina chinesa. Esses meridianos são os pontos do corpo que acumulam energias, e que, quando liberados, a partir de batidas em determinadas partes do corpo, trazem uma sensação de alívio.

É por meio dessa terapia que seria possível limpar a memória, visto que ela se caracteriza pela restauração do equilíbrio de energias que estão presentes no corpo. Revisitar o passado e se sentir mal sobre ele é uma consequência do acúmulo prejudicial de energias negativas. Com a EFT, praticada por um profissional, você pode melhorar.

Outros métodos para limpar a memória

Imagem de um idoso com as mãos na cabeça e com feição de tristeza
bowie15 de Getty Images/ Canva

Se você não tiver a possibilidade de buscar o tratamento com profissionais, ou se não quiser fazer a oração, limpar a memória pode ser uma tarefa um pouco mais difícil, mas que ainda trará benefícios.

  • Antes de dormir, você pode se esforçar para pensar em memórias positivas sobre o seu dia ou sobre experiências que você viveu. Uma noite de tranquilidade e paz começa assim, além de permitir que energias positivas sejam liberadas ao seu redor.
  • Evitar lugares nos quais as memórias negativas foram construídas também é uma técnica para limpar a memória. Assim, você não entrará em contato com elementos que façam essa lembrança ser reativada e trazida para a sua mente.
  • Outro método para se libertar do passado que te faz mal é compartilhar a sua experiência com uma pessoa em quem você confie. Falar sobre o que aconteceu pode te ajudar a definir um começo, um meio e um fim para aquela situação. Você também terá alguém com quem conversar caso esteja se sentindo mal sobre isso.
  • Por fim, um método eficiente de libertar-se da dor que o passado pode causar e limpar a memória é o auxílio psicológico. Você pode procurar esse tipo de atendimento até mesmo pelo Sistema Único de Saúde, e será essencial se você quiser levar uma vida de tranquilidade em relação a quem você já foi e a quem você é.

Bem, ainda não inventaram uma máquina, processo, dispositivo ou pílula para apagar completamente as memórias ruins. Por enquanto, só na ficção científica mesmo. Mas fica aqui uma reflexão: deletar lembranças é também destruir grande parte de quem você é. Seu passado, com as coisas boas e ruins, te tornou essa pessoa forte e experiente.

Você também pode gostar

Aproveite as dicas que trouxemos para aprender a lidar com suas memórias e fazer as pazes com a sua vida pregressa. Lembre-se: o que passou, ficou para trás. Sendo assim, o que te afeta não é o seu passado, e sim a forma como você se sente em relação a ele. Portanto, fortaleça sua mente e seu espírito, e não permita mais que suas lembranças sejam uma fonte de aflição.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br