Chega uma época da vida que a maioria das mulheres pensa em realizar seu grande sonho: ser mãe! Mas, ainda que a vontade exista, muitas vezes elas se sentem inseguras por não saber se realmente é o momento certo. Afinal, o nascimento de uma criança vai mudar muita coisa em sua vida.
Então, para as futuras mamães, listamos 11 filmes e livros que irão ajudar a esclarecer algumas dúvidas:
Livros
1. Quero mesmo ser mãe?
Ter um filho deve ser uma decisão consciente em conjunto com seu parceiro. O livro aborda temas como instinto materno, relógio biológico, necessidades e investimentos ao planejar ter um bebê, a vida do casal após ter um filho, além de outras mulheres que decidiram ou não ser mãe. Psicólogos, pediatras, sociólogas e obstetras também discorrem sobre o assunto.
2. O que esperar quando você está esperando?
Tá, agora que você descobriu que vai ser mãe, o que fazer? O livro reúne dicas sobre a escolha do seu médico, pré-natal, qual o tipo de parto seria a melhor escolha para você, sexo durante a gestação, principais cuidados, além de um capítulo dedicado ao papai.
3. O Livro da maternagem
O livro é dividido em dois capítulos: os cuidados que os pais devem tomar durante a gravidez e na infância da criança.
4. Minha gravidez e meu bebê
Este livro é como um guia, ele mostra desde os cuidados que as gestantes devem tomar durante a gravidez até quando o bebê completar três anos de idade. São abordados assuntos como a lista de compras, calendário de gravidez, informações relevantes para a saúde da mãe, entre outros que vão ajudar os papais de primeira viagem a desenvolver as tarefas e se prepararem com tranquilidade.
5. Maternidade e o encontro com a própria sombra
Ter um filho exige imensa responsabilidade e gera grandes impactos na vida da mãe. Este livro convida as mamães a refletirem sobre esse assunto.
6. Parto ativo
O livro fala sobre o parto normal e suas variações comuns, onde não são necessárias intervenções obstétricas. Ele também traz histórias de mulheres que se prepararam nessa questão e depois passaram por complicações ou tiveram necessidade da ajuda de medicamentos para aliviar a dor.
7. Origens mágicas, vidas encantadas
O livro é um manual com intuito de formar não apenas pais conscientes, como também homens equilibrados para viver de forma harmônica em sociedade. O conteúdo analisa a vida sob três pontos de vista diferentes: fisiológico, psicológico e espiritual.
Filmes
8. Não sei como ela consegue
O filme mostra a divisão da vida de uma mulher entre carreira, marido e os filhos. Além disso, relata os conflitos sentimentais e pressões pessoais que a personagem principal enfrenta. “Não sei como ela consegue” está disponível no Youtube e na Prime Video.
9. O pequeno Nicolau
Nicolau é um garoto mimado, filho único, que ao saber que existe a possibilidade de ter um irmão, elabora planos para continuar sendo o único filho da casa. O filme pode ser assistido no Youtube.
10. Se eu fosse você 2
É indicado que o casal assista ao filme juntos. Durante o longa, o homem vive as sensações que a mulher sente durante a gravidez e a mulher se coloca no lugar do homem. Garantia de risadas! Você pode conferir este filme na plataforma de streaming Prime Video ou alugar no Google Play.
11. A filha perdida
Esse arrebatador romance de Helena Ferrante retrata as férias de Leda, que viaja sozinha e se pega refletindo sobre o seu papel de mãe e revisitando seu passado ao cruzar com uma família hospedada nas proximidades. Ao longo da trama, acontecimentos diversos e a relação entre uma jovem mãe com a sua filha acabam tornando o momento de solitude de Leda em momentos de autorreflexão a respeito dos sacrifícios que uma mãe faz pelos filhos e da culpa materna. A Filha Perdida é um filme original da Netflix.
Alimente a sua escolha e torne-a mais leve
É sempre bom lembrar que a maternidade — ou a não maternidade — é uma escolha que você pode fazer com leveza, desde que saiba explorar suas vontades, expectativas e, principalmente, analisar todas as facetas que acompanham inevitavelmente a escolha de ser mãe. Tire o tempo que precisar e continue pesquisando, se informando, coletando relatos e se aprofundando nesse universo para alimentar a sua escolha, seja ela qual for.
Você também pode gostar
Gostou do artigo? Compartilhe para que nossas recomendações possam chegar a mais pessoas!