Já percebeu que existe um espaço interno praticamente desconhecido e inexplorado em você?
Cada ser humano tem um esconderijo dentro de si, que é desconhecido e onde a Luz da compreensão ainda não penetrou, por isso as sombras fazem a sua morada nesse lugar obscuro.
Existem formas de perceber os sinais que denotam a existência desse espaço inexplorado, com o objetivo de torná-lo conhecido.
Você já percebeu algum aspecto interno em você ou em outra pessoa que lhe traz perturbação e lhe incomoda?
Nesta reflexão vamos nos ater a estes aspectos com a finalidade de desvendar o espaço oculto em cada um de nós.
Primeiramente, é necessário levar em conta que habitamos um mundo dual, onde os opostos interagem ou se confrontam, por isso oscilamos entre luz e sombras.
As sombras que habitam em cada um de nós se refletem no mundo externo, por isso é que, ao prestar atenção à sua realidade, você pode perceber aspectos internos ocultos que se projetam no seu exterior.
Estes aspectos obscuros que existem em cada ser humano muitas vezes carregam conteúdos densos e desagradáveis, por isso é mais fácil negá-los e resistir a eles.
Ao reconhecer as suas sombras é possível evitar que se manifestem de forma inconsciente ou instintiva nos relacionamentos ou situações externas.
“Enquanto não nos tornarmos conscientes, o inconsciente regerá nossa vida”, já dizia o grande psicanalista Carl Jung.
Para perceber o inconsciente regendo sua vida, auto-observe-se e se dará conta de projeções, principalmente do que não está bem-resolvido em você e que, por isso, acaba se espelhando no outro.
Nesse contexto, seu incômodo se denunciará de forma inconsciente, por meio de seus julgamentos e críticas à pessoa que está sendo seu espelho.
Infelizmente, por ser uma reação inconsciente, quanto mais julgamento, reclamação e crítica, mais fortes ficam as sombras que acabam gerando resistências, limitações e influenciando negativamente suas escolhas, decisões e circunstâncias, delineando, desta forma, a sua realidade.
Segue um exemplo prático disso:
Se uma pessoa antipatiza com outra porque a acha vaidosa, orgulhosa e arrogante e isso a incomoda, pode revelar aspectos internos dela projetados no próximo.
Quando se coloca a Luz da auto-observação nas sombras, as mesmas se dissipam.
No mundo dual, a Luz traz leveza, compreensão, consciência, visão e lucidez, já as sombras podem guardar medos, ressentimentos, emoções reprimidas, tristezas e amarguras soterradas, gerando insegurança, confusão, perturbação, padrões negativos, neuroses e até doenças.
A Vida é um processo de experimentação, criação e expansão, então é uma oportunidade de autorrevelação contínua.
Cada experiência, sincronicidade e ciclo trazem possibilidades de autoconhecimento e aprimoramento.
Enxergar e assumir nossas sombras com a Luz da percepção e da compreensão contribui para a dissolução delas.
Quanto mais reprimimos, disfarçamos e rejeitamos as sombras, mais elas se fortalecem e acabam aparecendo por meio de reações instintivas. É quando, por exemplo, ocorre um surto de raiva.
A raiva revela emoções e energia reprimida por causa de sentimentos que foram mal processados, por isso, quando sentir raiva, olhe para essa sensação e dê lhe vazão de forma construtiva, por exemplo:
Ao sentir raiva de alguém, olhe para o que te levou a sentir essa emoção e procure enxergar dentro de si o que a desencadeou, sem julgamento e vitimismo, mas meditando na causa dela e conversando. Desta forma será possível chegar à forma como você interpreta e cria a sua realidade, dá significados às experiências e aos seus mecanismo de defesa.
Uma forma construtiva de lidar com a raiva SEM deixar que fique reprimida no inconsciente é sublimá-la convertendo-a em força e impulso para ações e atividades positivas, tais como:
Você também pode gostar
- Saiba como superar dificuldades emocionais
- Você pratica a autossabotagem? Saiba aqui!
- Entendendo como é estar em harmonia
Fazendo atividades físicas ou esportes
Desenvolvendo ações filantrópicas ou empreendimentos culturais
Praticando meditação ou yoga
Realizando atividades artísticas, como cantar, dançar, pintar escrever, entre outras
Se puder, até grite!
Em suma, para lidar melhor com nossas sombras e viver com mais leveza e equilíbrio é necessário enxergá-las, aceitá-las e compreendê-las, criando espaço para a Luz entrar, trazendo maior lucidez e desenvolvimento da consciência.