No coração da sabedoria havaiana, o conceito de Mana ocupa um lugar especial. Mana é o quinto princípio da filosofia Huna e pode ser traduzido como “poder”, mas não no sentido de controle ou dominação. Trata-se de um poder que influencia, guia e conecta.
Seu significado profundo nos lembra que todo poder vem de dentro. Para os havaianos, Mana também representa energia ou força vital, algo equivalente ao chi ou qi em outras tradições espirituais.
Mana é descrita como o fluido essencial da vida, presente em todos nós.
Quando estamos alinhados com nossa essência, a Inteligência Divina libera essa energia para nos inspirar e guiar. Agir em sintonia com Mana é reconectar-se com o próprio poder, reconhecendo que ele não vem de fora, mas sim do interior.
Quando perdemos a conexão com Mana?
Nem sempre, porém, nos sentimos capazes de acessar esse poder interior.
Às vezes, somos consumidos pelas lembranças de nossos erros, fracassos e inseguranças. A dor de momentos em que não nos sentimos amados ou aceitos também pode nos afastar da verdade de quem somos. Essa desconexão nos faz duvidar do nosso merecimento e da nossa capacidade de agir.
Como reconectar-se com sua Mana?
Para o Ho’oponopono, a forma de acessarmos a nossa Mana é através da purificação de memórias. Quando liberamos lembranças que nos limitam e pesam, criamos espaço para sentir a nossa Mana e nos conectarmos à inspiração da Inteligência Divina.
Para purificar memórias, o Ho’oponopono sugere que façamos uso das suas diversas ferramentas (uma delas é a repetição das frases Sinto Muito, Me Perdoe, Te Amo e Sou Grato), controlemos a nossa respiração (como na prática da Respiração HA) e estejamos sempre em contato com a nossa Criança Interior para que ela se sinta sempre amada pela mente consciente – Uhane ou a Mãe, para o Ho’oponopono.
O importante é nos lembrarmos de que, mesmo diante de desafios, nossa Mana está sempre disponível. Purificar memórias não apenas limpa o caminho, mas também ativa o fluxo dessa energia vital, permitindo que possamos sentir seu poder de forma constante.
Um convite à reflexão
Hoje, faço um convite a você: acredite no poder que habita dentro de você. Independentemente das circunstâncias que você estiver vivendo agora, ele está aí. Seus pensamentos, sua preocupação podem estar dificultando o acesso a ele, mas há em você uma força divina capaz de transformar, inspirar e guiar.
Você também pode gostar
Pare por um instante, coloque a mão no coração, inspire e expire profundamente e repita: eu acredito. Quando damos um pequeno passo em direção a essa consciência, caminhos são abertos, ideias surgem e mudanças acontecem. Experimente conectar-se com a sua Mana e conte para nós o que aconteceu na sua vida abaixo, nos comentários.