Cuidar das orquídeas pode parecer uma tarefa fácil, mas existem algumas maneiras de deixá-las em perfeito estado e manter sua longevidade. Separamos algumas dicas que podem ser de grande ajuda:
1 – Cultive-as em vaso de barro: os vasos de barro são mais porosos e drenam melhor a água, assim evitando o apodrecimento das raízes.
2 – Limite do vaso: mantenha sempre dois dedos de distância em relação à superfície. É o mais recomendado.
3 – Reparar os novos brotos: ao trocar de vaso, repare se as orquídeas estão com novos brotos. Eles devem ficar livres e nunca encostados na parede do vaso.
4 – Acrescente nó de pinho ou placas de madeira à planta: os substratos conservam a água por uma maior quantidade de tempo, além de deixar o vaso decorado.
5 – Esterilize a tesoura antes de podar a planta: utilize um maçarico portátil ou a própria chama do fogão. Atenção: o instrumento deve esfriar antes de ser usado. Ao utilizar a ferramenta em outra planta, lembre-se de esterilizar para evitar a transmissão de doenças.
6 – Após a poda, passe um cicatrizante: a canela em pó é o mais indicado por se tratar de um cicatrizante natural.
7 – Atenção com as manchas de folhagem: caso apresente manchas, pode ser indício de alguma praga na planta. Utilize detergente líquido diluído em água e lave todas as folhas e raízes.
8 – Não utilize o mesmo vaso após eliminar as pragas: troque por um recipiente novo.
Você também pode gostar
9 – Preste atenção na coloração da folhagem: caso esteja escura, pode indicar falta de luz. Basta trocar a orquídea de lugar.
10 – Identifique as orquídeas com plaquinhas: anote o nome da espécie e o período de sua última floração.
Esperamos que com essas dicas você possa cuidar melhor de suas orquídeas. Boa sorte!
Texto escrito por Bruno da Silva Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.