Medo, apreensão, insegurança, mal-estar, estranheza de ambientes ou a si mesmo, sensação de que algo ruim pode acontecer e outros inúmeros sentimentos podem causar a ansiedade. Ela é responsável por estimular a pessoa a entrar em uma ação, porém, se esse estímulo for em excesso, ela trará o efeito contrário impedindo qualquer reação.
A ansiedade pode aparecer em determinados momentos e isso é relativamente comum. Mas, as pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade apresentam sintomas muito mais intensos, entre eles podemos destacar:
- Preocupações, tensões ou medos além do normal;
- Sensação de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento;
- Preocupações constantes com a família, situação financeira e saúde;
- Medo de algum objeto específico ou situação comum;
- Pavor de ser humilhado em público;
- Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem mesmo que a pessoa não tenha vontade;
- Trauma depois de passar por uma situação difícil.
Existem diversos medicamentos convencionais que podem auxiliar na melhora do quadro, mas existem também algumas alternativas naturais para ajudar a controlar a ansiedade.
Pratique exercícios físicos
Ao praticar exercícios físicos você eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. Você pode optar por exercícios como natação, musculação, dança etc., ou se preferir você pode caminhar cerca de três vezes por semana, por pelo menos meia hora. Caminhar ajuda a lidar com a ansiedade, pois além de ser um exercício para o corpo, é um momento para trabalhar a mente. Ao andar, consequentemente você pensa e poderá refletir inclusive sobre os pontos geradores de ansiedade que precisa trabalhar.
Busque tratamentos alternativos
A ansiedade gera estresse e para combatê-lo você poderá optar por sessões de massagem, acupuntura, yoga ou meditação, todas com intuito de buscar o equilíbrio emocional. Vale a pena fazer um experimento e ver quais dessas opções trazem bem-estar. A yoga, por exemplo, proporciona por meio de técnicas respiratórias, corporais e de meditação, controle não apenas para o corpo como para a mente.
Controle sua respiração
Ter o controle da sua respiração ajuda a reduzir as reações do sistema nervoso autônomo. Ao inspirar, deixe o abdome expandir-se, estufe a barriga e não o peito. Depois, expire lentamente, expelindo o ar pela boca. Você pode realizar esse procedimento em qualquer lugar, principalmente se estiver em um local silencioso e com a possibilidade de estar deitado.
Evite pensamentos negativos
Essa dica é válida para qualquer pessoa, tendo ou não problemas com ansiedade. Quando surgir um pensamento negativo, tente substituí-lo por outro agradável. O pensamento tem poder e se você pensar coisas ruins certamente irá agravar o seu quadro. Então, tente ver saída ou aprendizado em todas as situações, não complique as coisas, assim será mais fácil achar uma solução.
Você também pode gostar
Opte por alimentos ricos em triptofano
O chocolate e a banana, por exemplo, são ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. Outra opção é ingeri-la em cápsulas, junto com vitamina B6 e magnésio. O que também pode ajudar é o consumo da taurina e glutamina, que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor denominado GABA, utilizado para controlar fisiologicamente a ansiedade. As plantas como passiflora, melissa, camomila e valeriana podem ser uma alternativa para esses casos, podendo ser ingeridas em chás, atuando como leve sedativos calmantes.
Vale ressaltar que caso essas alternativas não funcionem é preciso procurar ajuda médica.