Nós mulheres, temos por regra, alimentar nossos filhos através dos nossos corpos, considerado nossa máquina mais perfeita. O seio feminino produz leite, e a criança já nasce com o reflexo e a intenção de sugar.
Mas, a prática é bem diferente da realidade. O nosso país, possui uma das taxas mais baixas no que se refere a aleitamento materno. De acordo com recentes pesquisas, o bebê deve ser amamentado até completar seis meses de vida, mas o que acontece é que acabam sendo amamentados apenas nos 54 primeiros dias de vida.
Quem escolhe se vai amamentar ou não é a própria mãe. Todas nós, mulheres, somos capazes de amamentar nossos bebês, salvo é claro, algumas exceções.
A ausência de sucesso na amamentação está intimamente ligada a um contexto histórico e cultural. Em geral, o desmame precoce é causado pela falta de profissionais de saúde que sejam especializados no próprio tema, na ausência de uma lei que apoie o processo de amamentação nas maternidades, as pressões da sociedade e as culturais e o marketing exagerado de indústrias que fabricam substitutos para o leite.
Depois de tomarmos a consciência de que nosso corpo é capaz em toda a sua plenitude, de nutrir seu filho, é hora de realizar escolhas boas. Uma mãe que opta por amamentar seu filho, tem que passar a adotar algumas práticas que tenham como prioridade esse momento, e não aquelas que a coloquem em perigo.
As interferências culturais, externas e da sociedade são razões que podem causar o desmame. Maridos, médicos, sogras, rivais, vizinhas e amigas devem ter seus comentários, seus julgamentos e opiniões avaliados com cuidado, e em seguida, elas devem ser vistas apenas como meras ferramentas de apoio.
Apesar do apoio ser algo essencial, é necessário se lembrar que o trabalho, a entrega, o ônus, o esforço, a dedicação e a responsabilidade são da mãe. Nem mesmo um marido muito participativo e nenhum serviço especializado consegue resolver problemas com a amamentação, caso não haja uma integral responsabilidade e comprometimento da própria mãe. Podemos dizer, que o leite, é a dádiva da vida.
Você também pode gostar
E quando estiver amamentando foque sua mente nestes mantras:
- Amamentar é uma escolha
- Amamentar é se cercar de ajuda
- Amamentar é se responsabilizar