A cada dia que passa, mais pessoas estão à procura de uma alimentação mais saudável e orgânica, visto que a maioria dos alimentos (verduras, legumes e frutas) que vêm do supermercado contêm diversos componentes químicos e agrotóxicos. Porém, um simples projeto chamado “Hortas Urbanas: moradia urbana com tecnologia social” pode transformar essa realidade completamente e colaborar para o cultivo de uma vida mais benéfica.
Cidade x Hortas
A ideia de que quem mora na cidade não pode cultivar seus próprios alimentos está ficando cada vez mais ultrapassada. Agora, muitas pessoas estão se empenhando em aprender a cultivar suas próprias hortaliças, seja criando uma horta no quintal de sua casa, na sacada, na varanda, usando garrafas pet, entre outras formas que possibilitam o crescimento dessa prática.
Baseado nisso, a Fundação Banco do Brasil, em parceria com o Instituto Pólis (o que são a fundação e o instituto – trazer uma breve apresentação), elaboraram uma cartilha chamada “Hortas Urbanas” cujo objetivo é melhorar a alimentação das pessoas, favorecendo a relação da comunidade com o bairro e seu entorno por meio do cultivo ecológico de alimentos. O manual ainda incentiva o cultivo de ervas medicinais, jardins, canteiros suspensos, entre outras possibilidades que variam de local para local.
Como ele é?
Quanto ao manual, ele é composto por três partes: a preparação da horta e o cultivo das hortaliças, além de sugestões de receitas para preparar diversos tipos de pratos, utilizando os vegetais.
Para obter a cartilha é muito simples, basta fazer o download gratuito.
O que você achou da ideia?
Acredita que é interessante cultivar uma horta urbana em sua própria casa ou em sua vizinhança? Conte para nós nos comentários do artigo!