Convivendo Meditação

Meditação como ferramenta de transformação social

Várias pessoas meditando ao ar livre.
Rido / Shutterstock
Escrito por Carlos de Campos

Conversando com o mundo interior

A meditação é um excelente exercício para as pessoas de todas as idades e classes sociais. É um gerador de saúde para o corpo e de equilíbrio para a mente e as emoções, pacificando e promovendo o bem-estar.

Na vida corrida, nós nos envolvemos com diversas e diferentes informações. Precisamos assimilá-las para melhor resolvermos os problemas que nos vão aparecendo, ao longo do nosso dia. Mesmo que nos esforcemos para manter o nosso foco, é praticamente impossível! E, essa frustração leva-nos à ansiedade, ao estresse e à angústia, por não conseguirmos ser ainda mais eficientes.

Tudo o que cultivamos em nosso ser torna-se parte de nós

São inumeráveis os benefícios que a meditação produz na vida de quem a pratica. Nem precisamos de muito tempo para usufruirmos desses benefícios. Um simples momento, buscando focar no nosso corpo, uma simples tomada de consciência de quem somos e de onde estamos são o suficiente para que a meditação faça a devida manutenção, para termos um dia mais feliz, um dia com mais qualidade de vida, física e emocional.

Uma mulher meditando ao ar livre.
Los Muertos Crew de Pexels / Canva

Medite diariamente! Sempre respeitando os seus próprios limites, faça para que o seu organismo acostume-se à prática, assim, o que antes era tortura vai tornando-se prazeroso. A prática leva-nos à perfeição, sempre.

Que o seu meditar seja leve, constante; não se prendendo a pensamentos negativos, sobre os quais não temos controle. “Gaste” o seu tempo com o que você pode mudar. Ao praticar a meditação, nós entramos em sintonia com nosso interior, e é de lá que conseguiremos alcançar as respostas certas, nos momentos certos, caso haja necessidade.

Então, coloque todo o peso, seu e dos outros, que você carrega em seus ombros, no chão da meditação, e deixe-se se envolver em sua vida interior, com o de melhor que uma meditação pode oferecer. Meditar é reconhecer suas limitações, aceitar que você as tem e seguir, para o seu próprio bem, sem olhar para trás.

Meditar é superar as contradições

A meditação é o nosso maior tesouro perdido. É perdido porque ainda somos incapazes de entregar-nos a essa prática. E, sem entrega, não existe experiência, não existem descobertas a serem feitas.

Damos muito valor às futilidades externas. Até entendo as motivações internas que nos levam a querer ficar bem longe da meditação. Para progredir na meditação e colher os frutos positivos que ela oferece, é preciso ter coragem para o confronto, corpo a corpo, com a sua vida interior. Precisa querer, muito, uma mudança radical, pois, ali, serão colocados, diante de si, verdades e mentiras, seus sonhos e ilusões, seus pesadelos, seu lado obscuro e contraditório.

Uma borboleta ao lado de um casulo.
Nirut Sangkeaw / Canva

A meditação faz em nós uma radiografia do mundo interno, e, para estar de frente para essa realidade, é preciso ter coragem.

O primeiro passo para encontrar essa coragem é começar a meditar. Quero convidá-lo a praticar a meditação por um mês. Experimentar, observar seus efeitos em sua vida diária.

Só peço que, nesse mês, você se entregue inteiramente, buscando superar a racionalidade, em favor de sua saúde mental; permitindo-se tirar alguns minutos de sua vida diária para, simplesmente, tomar consciência de quem você é; de onde você está meditando, sem se esquecer de que você não precisa racionalizar, mas, sim, soltar, deixando fluir, livremente, os seus pensamentos; permitindo que o seu inconsciente fale com você, orientando-o e guiando-o nesse vale das sombras da alma.

Medite na companhia do amor que habita sua alma! Medite com a mesma certeza de que o seu corpo, a cada segundo, respira para continuar vivendo… com o mesmo amor com que você se ama, para superar as contradições.

Você também pode gostar

Que o seu meditar possa transformar tudo no ambiente em que você vive!

Carlos de Campos

Sobre o autor

Carlos de Campos

Carlos de Campos nasceu em Biritiba Mirim, São Paulo, em 1980. Apaixonado por Poetrix. Em 2017, começou a escrever seus versos nas redes sociais, expressando-se de maneira profunda em reflexões e observações sobre a condição humana, entre outras; analisando sua organização, atuação e intempéries emocionais de forma leve, porém concisa e incisiva. Não se deixando condicionar por padrões, investigando atentamente os recônditos mais conflitantes da existência e expressando-os poeticamente por meio do seu minucioso olhar.

Como humanidade, neste momento, passamos pela História; somos parte dela e enfrentamos mais este desafio que nos coloca diante de nossos maiores medos. Como já disse um poeta: “O medo cega os nossos sonhos”. E sonhos são carregados de sentimentos, desejos de realizações. Nestes tempos, sonhemos! O medo é natural, porque ele protege a vida, mas o sonho a impulsiona. O amor, a beleza, a arte, a música e a poesia são tudo o que move o sonho humano. Convidamos todos a manterem o foco em seus sonhos e esquecerem seus medos. Mergulhar numa boa leitura em vez de ligar a TV nos noticiários. Ouvir uma boa música, contemplar uma linda paisagem e uma arte. Respirar fundo e alcançar a certeza de que tudo isso passará, para que os nossos sonhos se realizem. Cuidem-se, também, interiormente. Resistiremos com poesia no coração.

Contatos
Email: propolispoemas@gmail.com
Facebook: mensagemcompoesia
Instagram: @memoriaepoesia24
YouTube: @memoriaepoesia
Site: memoriaepoesia.com