Conversando com o mundo interior
A meditação é um excelente exercício para as pessoas de todas as idades e classes sociais. É um gerador de saúde para o corpo e de equilíbrio para a mente e as emoções, pacificando e promovendo o bem-estar.
Na vida corrida, nós nos envolvemos com diversas e diferentes informações. Precisamos assimilá-las para melhor resolvermos os problemas que nos vão aparecendo, ao longo do nosso dia. Mesmo que nos esforcemos para manter o nosso foco, é praticamente impossível! E, essa frustração leva-nos à ansiedade, ao estresse e à angústia, por não conseguirmos ser ainda mais eficientes.
Tudo o que cultivamos em nosso ser torna-se parte de nós
São inumeráveis os benefícios que a meditação produz na vida de quem a pratica. Nem precisamos de muito tempo para usufruirmos desses benefícios. Um simples momento, buscando focar no nosso corpo, uma simples tomada de consciência de quem somos e de onde estamos são o suficiente para que a meditação faça a devida manutenção, para termos um dia mais feliz, um dia com mais qualidade de vida, física e emocional.
Medite diariamente! Sempre respeitando os seus próprios limites, faça para que o seu organismo acostume-se à prática, assim, o que antes era tortura vai tornando-se prazeroso. A prática leva-nos à perfeição, sempre.
Que o seu meditar seja leve, constante; não se prendendo a pensamentos negativos, sobre os quais não temos controle. “Gaste” o seu tempo com o que você pode mudar. Ao praticar a meditação, nós entramos em sintonia com nosso interior, e é de lá que conseguiremos alcançar as respostas certas, nos momentos certos, caso haja necessidade.
Então, coloque todo o peso, seu e dos outros, que você carrega em seus ombros, no chão da meditação, e deixe-se se envolver em sua vida interior, com o de melhor que uma meditação pode oferecer. Meditar é reconhecer suas limitações, aceitar que você as tem e seguir, para o seu próprio bem, sem olhar para trás.
Meditar é superar as contradições
A meditação é o nosso maior tesouro perdido. É perdido porque ainda somos incapazes de entregar-nos a essa prática. E, sem entrega, não existe experiência, não existem descobertas a serem feitas.
Damos muito valor às futilidades externas. Até entendo as motivações internas que nos levam a querer ficar bem longe da meditação. Para progredir na meditação e colher os frutos positivos que ela oferece, é preciso ter coragem para o confronto, corpo a corpo, com a sua vida interior. Precisa querer, muito, uma mudança radical, pois, ali, serão colocados, diante de si, verdades e mentiras, seus sonhos e ilusões, seus pesadelos, seu lado obscuro e contraditório.
A meditação faz em nós uma radiografia do mundo interno, e, para estar de frente para essa realidade, é preciso ter coragem.
O primeiro passo para encontrar essa coragem é começar a meditar. Quero convidá-lo a praticar a meditação por um mês. Experimentar, observar seus efeitos em sua vida diária.
Só peço que, nesse mês, você se entregue inteiramente, buscando superar a racionalidade, em favor de sua saúde mental; permitindo-se tirar alguns minutos de sua vida diária para, simplesmente, tomar consciência de quem você é; de onde você está meditando, sem se esquecer de que você não precisa racionalizar, mas, sim, soltar, deixando fluir, livremente, os seus pensamentos; permitindo que o seu inconsciente fale com você, orientando-o e guiando-o nesse vale das sombras da alma.
Medite na companhia do amor que habita sua alma! Medite com a mesma certeza de que o seu corpo, a cada segundo, respira para continuar vivendo… com o mesmo amor com que você se ama, para superar as contradições.
Você também pode gostar
Que o seu meditar possa transformar tudo no ambiente em que você vive!
Carlos de Campos