Você conhece a Meditação Humming e o que ela pode proporcionar a quem a pratica? Neste vídeo, Nisargan, do Espaço Presença, explica essa valiosa meditação, que traz um efeito instantâneo em serenar nossa fisiologia e nossa mente devido a fatores múltiplos, como alongamento da respiração, ativação do sistema nervoso parassimpático e aumento de nossa perceptividade ao que está acontecendo no momento presente.
Humming, como meditação, é um processo respiratório específico de origem tibetana. A pessoa inspira fundo e, durante toda a expiração, provoca uma vibração na garganta, como se estivesse pronunciando a palavra “um” sem abrir os lábios e com uma emissão sonora grave.
Fora do contexto da meditação, Humming em si, sendo uma palavra em inglês, significa simplesmente cantarolar, ou seja, cantar pela garganta sem abrir a boca. Mas, como técnica meditativa, as orientações são bem específicas, conforme mencionamos. Inclusive, o Humming nesse contexto é o final do mantra AUM, quando o praticante fecha a boca e continua com a emissão sonora do mantra com os lábios fechados.
Para reforçar o poder dessa meditação em alongar a respiração, inclusive com o aumento da expansão respiratória após o término de sua prática, é recomendado que a inspiração durante a meditação seja de fato profunda e que a vibração sonora pela garganta aconteça até realmente acabar todo o ar dos pulmões. E no que se refere ao estímulo do sistema nervoso parassimpático, que tem o poder de nos deixar relaxados, ter uma expiração prolongada ajuda muito nesse estímulo nervoso.
Você também pode gostar
- Entenda o poder da presença e saiba o que é meditar
- Conheça 5 dicas para tornar a meditação um hábito
- Descubra com qual tipo de meditação você mais se identifica
Neste vídeo de Nisargan, além de outras importantes informações sobre a prática dessa meditação, há uma demonstração visual e sonora dela, a fim de realmente facilitar a prática de quem estiver interessado nessa técnica “coringa”, que, pelos seus efeitos instantâneos, pode facilmente ser usada, por exemplo, antes de situações estressantes quando sabemos que iremos passar por elas.