Levamos uma vida corrida, cheia de cobranças e obstáculos que temos que enfrentar todos os dias. Quando somos crianças, não temos tantas obrigações, mas mesmo assim passamos a maior parte do nosso tempo estudando para ser alguém na vida. Não podemos fugir de uma realidade, as nossas emoções estão sempre à flor da pele e se desde criança soubermos lidar com isso, no futuro saberemos enfrentar melhor os desafios.
Imagine que a meditação se torne uma prática regular nas escolas. Agora pense como o mundo seria se cada criança fosse capaz de se descobrir, de descobrir quem realmente somos. Com certeza o convívio, os ideias e até mesmo as convicções seriam bem diferentes.
Um programa chamado MindEduca, do estado do Espírito Santo, tem o objetivo de levar a meditação para as salas de aula, com o intuito de estimular o aperfeiçoamento pessoal. Com isso, haverá uma melhora na atenção das crianças e consequentemente no aprendizado, diminuindo o estresse.
A prática de meditação em si, ajuda a compreender melhor a nossa própria existência. Somos seres que convivem em sociedade, então precisamos aprender a conviver e a respeitar uns aos outros. O maior problema que enfrentamos hoje em dia, é que estamos tão ocupados com a correria do dia a dia, que nunca tiramos um tempo para nós mesmos.
A maioria de nós aprendemos a colocar uma máscara e a enfrentar o mundo sendo escravos do nosso próprio ego. E se desde cedo aprendêssemos a entender melhor nós mesmos? E se aprendêssemos a olhar para dentro de nós e do nosso semelhante?
Se as escolas começarem a implantar a meditação, assim como o projeto MindEduca do estado do Espírito Santo, as crianças podem descobrir os seus verdadeiros valores, expectativas sobre a vida, potencial criativo e até os seus verdadeiros interesses. Elas não se preocupariam tanto com o futuro e o passado e viveriam mais o presente.
Basta agora seguir em frente com essa ideia até que todas as escolas tenham essa prática em suas cargas horárias. É realmente importante pensar em um futuro melhor para essas gerações que estão vindo agora, afinal, precisamos descobrir que a paz se encontra dentro de nós.
Você também pode gostar
A meditação é uma maneira de ir para dentro de si mesmo,
de perceber que você não é o corpo e você não é a mente.
É um modo de fixar em nós mesmos, no mais profundo centro
do nosso ser; e uma vez que você encontrou o seu centro,
você terá encontrado tanto suas raízes quanto suas asas.”– Osho
- Escrito por Letícia Espíndola da Equipe Eu Sem Fronteiras.