Meditação é um método de relaxamento que estimula o autoconhecimento, com exercícios que trabalham o equilíbrio mental e corporal, através de técnicas de respiração e posições, buscando encontrar o silêncio interior, se desligando do mundo exterior, por alguns momentos.
Essa prática oriunda do Oriente tem conquistado cada vez mais adeptos aqui no Ocidente e, muito tem sido usada no tratamento e prevenção de doenças de origem emocional: como hipertensão, distúrbios gastrointestinais e dores crônicas, além de depressão, ansiedade e estresse. Em algumas empresas americanas, por exemplo, o método é aplicado no meio da rotina diária, afim de que os funcionários relaxem e voltem mais produtivos ao expediente.
Existem diversas modalidades de meditação. O ideal é encontrar a que mais combina com você, por exemplo, a Kundalini exige um instrutor que orienta o aluno para ter pensamentos e respiração mais calmos e pode ser feita em qualquer lugar, durante uma caminhada ou até mesmo uma dança.
Você também pode gostar
Já na meditação transcendental o praticante tem uma experiência muito mais intensa e prática, geralmente e feita sentada e de olhos bem fechados, em alguns casos as pessoas chegam a dormir. A mais conhecida é a Zazen, também conhecida como “sentada em silêncio”, os pensamentos vão surgindo de forma livre e vão desaparecendo, esvaziando a mente enquanto a respiração é controlada.
Incluindo a meditação na rotina diária é possível que cada vez mais seu autoconhecimento e domínio que se tem sobre seu corpo aumentem, o que irá auxiliá-lo administrar melhor sua vida: afastando pensamentos ruins, aprendendo a lidar melhor com problemas e frustrações, equilibrando suas emoções, estimulando suas ideias, etc.
- Texto escrito por Carolina Peixoto da Equipe Eu Sem Fronteiras.