Um dos piores momentos do mês é quando a menstruação vem junto com aquela cólica chata. Em algumas mulheres, as cólicas ainda podem vir com náuseas, vômitos e dor de cabeça.
Pior do que passar por um período de TPM delicado, é sair dele para enfrentar essas terríveis inimigas do bem-estar. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesses dias nada fáceis. Veja abaixo!
Alimentação
Alguns alimentos podem ajudar a amenizar as dores. Procure comer soja, beterraba, banana, aveia, tofu, couve, abobrinha, atum e castanha-do-pará. São todos alimentos relaxantes que têm na composição elementos que servem como anti-inflamatórios naturais.
Mais cuidados com a alimentação
Se já falamos dos alimentos que podem te ajudar, agora vamos falar dos alimentos que você deve evitar. Fuja das comidas gordurosas e das frituras. Prefira alimentos orgânicos a industrializados. Bebidas estimulantes como refrigerante e café também não são uma boa ideia.
Exercícios físicos
Não faça muito esforço, mas saiba que alguns exercícios físicos, sefeitos de forma moderada, podem ajudar a aliviar a dor. Alongamentos, yoga, uma caminhada leve ou andar de bicicleta em um ritmo tranquilo podem ajudar nisso.
Repouso
Por mais que você tenha mil tarefas para fazer, repouse bastante. Lembre-se de que o mundo não vai acabar se você deixar algumas tarefas para o dia seguinte. Uma boa posição para descansar é deitada de barriga para baixo, com um travesseiro embaixo, comprimindo a barriga.
Cuide de suas emoções
Por mais que as cólicas sejam físicas, o seu estado emocional influencia diretamente no seu corpo. Se possível, procure se manter longe de ambientes estressantes e de pessoas com energia muito negativa. Você precisa de estímulos emocionais tranquilos para que o seu corpo não libere hormônios ligados ao estresse e a situações emocionais difíceis.
Chás
Alguns chás têm propriedades que podem te ajudar. Um chá de canela pode ser uma boa ideia. A canela pode funcionar como um bom analgésico. Além dela, a hortelã e a erva-cidreira têm propriedades calmantes que podem te ajudar.
Bolsa de água quente
O calor na região onde você sente as dores pode ajudar bastante. Uma bolsa de água quente faz bem esse papel, relaxando a musculatura.
Acupuntura
Se você gosta de tratamentos alternativos, procure um especialista em acupuntura. Esse tipo de tratamento ajuda bastante e você pode conversar com o especialista para encontrar soluções até mesmo para outros problemas de que precise cuidar.
Você também pode gostar
Médicos e medicações
Se as dores forem mais graves do que o normal, procure um médico. Esse texto tem como objetivo informar, mas não substitui a opinião de um especialista. Também evite o automedicamento. A palavra de um médico sempre deve ser a orientação a ser seguida.
Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.