Astronomia

Melhores pontos para ver discos voadores

Ilustração de diversas pessoas olhando um disco voador. Há um raio atrás da nave espacial
Geralt / Pixabay / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Em 1982, o filme “E.T. – O Extraterrestre”, de Steven Spielberg, foi lançado mundialmente. No longa-metragem, um menino, Elliot, passa a abrigar dentro de casa um ser incomum. Embora a amizade dos dois seja admirável, nem todo mundo gostou de ter um habitante de outro planeta aqui na Terra.

A possível existência de vidas extraterrestres gera medo, desconfiança e receio em muitas pessoas. Em outras, causa admiração, espanto e uma profunda curiosidade. Uma questão que já deve ter passado pela cabeça até mesmo dos mais céticos é: os seres humanos estão sozinhos no universo?

Para responder a essa pergunta, existem as mais diferentes teorias. E existem também acontecimentos que fornecem bases sólidas para as hipóteses: o aparecimento de discos voadores na superfície terrestre. Os Objetos Voadores Não Identificados, como são chamados, são estudados pela ufologia e sempre dão o que falar quando são vistos.

A seguir, vamos relembrar quais foram as cinco aparições de discos voadores que marcaram a história mundial. Será que alguma delas aconteceu no Brasil? Será que você já tinha nascido quando aconteceu? Descubra!

Aparições de discos voadores

1) Washington, 1952

Cidade de Washington durante o dia
Jorge Alcala / Unsplash / Canva

A primeira aparição de disco voador aconteceu em 1952, na capital dos Estados Unidos da América, Washington. Naquela época, sete objetos voadores semelhantes, que emitiam uma luz amarela, foram vistos sobrevoando a cidade, durante vários finais de semana. A população estava amedrontada e acreditava que os alienígenas tramavam uma invasão.

Rapidamente, a Força Aérea estadunidense encontrou uma justificativa para o fenômeno. De acordo com a instituição, os radares aéreos apontaram a presença de OVNIs erroneamente, visto que, na verdade, o que aconteceu foi uma inversão térmica. O ar quente e úmido se encontrou com o ar frio e seco e comprometeu a leitura feita pelo equipamento. Mas nada explicou os objetos brilhantes no céu!

2) São Paulo, 1986

Parece que o Brasil já recebeu discos voadores! No ano de 1986, em São Paulo, o aparecimento de vinte OVNIs no espaço aéreo da cidade levou a uma medida desesperada das forças militares. Cinco jatos foram enviados ao céu para interceptar o que poderia ser uma invasão alienígena.

Misteriosamente, os objetos voadores não identificados desapareceram antes mesmo que os pilotos dos jatos pudessem vê-los. Para suprir a curiosidade da população, Geoffrey Perry, um pesquisador britânico, explicou que os OVNIs eram provenientes da destruição de uma estação espacial russa. A parte estranha dessa história é que esses supostos escombros nunca chegaram ao chão.

3) Bélgica, 1989-1990

Foto da cidade da Bélgica
Liby Penner / Unsplash / Canva

Durante vários meses, entre 1989 e 1990, na Bélgica, a Força Aérea identificou centenas de objetos voadores. Eram triângulos escuros e grandes, que emitiam luzes coloridas. Dessa vez, as autoridades belgas não tentaram justificar o fenômeno. Até hoje não há uma explicação oficial para o que foi visto no céu da Bélgica, mas uma pessoa tentou explicar.

Renaud Reclet, ufólogo francês, determinou que os OVNIs triangulares e brilhantes não passavam de helicópteros. Quantos helicópteros triangulares você já viu? Ao que parece, eram mesmo discos voadores!

4) Turquia, 2008

Muito tempo depois das primeiras aparições, os discos voadores voltaram a ser discutidos. Na Turquia, em 2008, um grande disco foi avistado no céu durante meses. Por ser mais recente que os anteriores e por se tratar de um OVNI com o exato formato de um disco, esse é considerado um dos eventos mais importantes da ufologia.

A Turquia, no entanto, afirmou que o suposto disco voador era uma montagem ou uma animação. Essa versão difere da resposta oficial de autoridades mundiais de ufologia, que declararam que a nave espacial não era computadorizada.

5) Londres, 2011

Imagem da cidade de Londres
Eva Dang / Unsplash / Canva

No ano de 2011, em Londres, milhares de testemunhas compartilharam vídeos e imagens de três objetos voadores nos arredores da Torre de Londres, conhecida internacionalmente. Nesse caso, os discos voadores eram pontos luminosos esbranquiçados.

De acordo com ufólogos que tiveram conhecimento do fenômeno, os objetos não eram discos voadores, e sim uma montagem. Será que tantas pessoas assim decidiram dedicar um tempo para simular OVNIs?

Melhores lugares para ver discos voadores

Depois de conhecer as principais aparições de discos voadores no mundo, será que você está preparada(o) para presenciar esse fenômeno? Prepare os binóculos, escolha uma roupa confortável e separe uma câmera fotográfica com muita qualidade: hora de aprender quais são os 10 melhores lugares para ver discos voadores.

1) Wycliffe Well

Placa com escritas em inglês em Wycliffe Well
Wikivoyage / Wikimedia Commons

A Austrália é um destino conhecido internacionalmente por abrigar cangurus e coalas, mas você sabia que também é possível avistar discos voadores? Wycliffe Well é um dos melhores lugares para os amantes de ufologia, já que lá é conhecida como a capital dos objetos voadores. A melhor época para visitar o local é de maio a outubro.

2) Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

No Brasil, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Goiás, é um destino buscado por pessoas que desejam apreciar as visitas de seres extraterrestres. Os moradores da região afirmam que já viveram e presenciaram abduções, inclusive. Se você quiser saber mais sobre esses eventos, fale com os cidadãos locais sobre isso!

3) Área 51

Imagem de uma placa de não ultrapasse, em inglês, na área 51
Wikimedia Commons

Quem adora teorias da conspiração e ufologia tem um prato cheio na Área 51, nos Estados Unidos da América. A região é oficialmente um aeroporto que não pode ser acessado por qualquer indivíduo, por funcionar como uma base militar. Acredita-se, no entanto, que esse seja um local onde o governo estadunidense produz armamentos e naves usando a tecnologia alienígena que armazenam.

4) Varginha

Se você nunca ouviu falar sobre o E.T. de Varginha, está na hora de se atualizar sobre a ufologia no Brasil! O suposto aparecimento de um extraterrestre e de discos voadores em Varginha (no ano de 1996), Minas Gerais, transformou essa região em um destino turístico muito procurado por quem quer visualizar discos voadores. Existe até mesmo uma caixa d’água com formato de nave espacial!

5) Observatório Paranal

Imagem do observatório Paranal, no Chile
Wikimedia Commons

O Deserto do Atacama, no Chile, tem um local perfeito para visualizar OVNIs. O Observatório Paranal é o melhor lugar para identificar discos voadores no país, que acumula relatos desse tipo de fenômeno justamente nesse local. Se estiver passando pelo Chile, que tal dar uma olhada?

6) Itacuruba

O propósito de Itacuruba, em Pernambuco, não seria o de observar extraterrestres ou discos voadores. O Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica fornece os materiais necessários para apreciar as estrelas e o céu, e, se a pessoa visitante tiver sorte, pode se deparar com um disco voador.

7) Triângulo de Molebka

Na Rússia, a região do Triângulo de Molebka é uma das mais misteriosas do mundo. Embora não seja possível avistar muitos discos voadores pelo céu, os relógios e os aparelhos eletrônicos param de funcionar no lugar. Esse fenômeno é interpretado pelos moradores russos como obra de alienígenas. Parece que só indo até lá para conferir!

8) Peruíbe

Imagem da praia de Peruíbe
Wikimedia Commons

Peruíbe, em São Paulo, é um destino muito reconhecido pelos ufólogos. Se você quiser ir para a região com o objetivo de conhecer os mistérios sobre alienígenas ou aprender mais sobre os discos voadores, vai encontrar um roteiro de viagem especialmente para esse objetivo. Vale a pena conferir!

Você também pode gostar:

9) Chapada Diamantina

Na Bahia, a Chapada Diamantina pode ser o destino que você procura para encontrar informações e dados sobre a presença alienígena no Brasil. Em dois pontos, a Cachoeira da Fumaça e o Poço Encantado, você conseguirá ver pinturas rupestres que narram a chegada de extraterrestres no território.

10) Parque Nacional de Sete Cidades

No Parque Nacional de Sete Cidades, no Piauí, a ufologia foi um pouco mais além do que nos outros locais. Para os moradores da região, a Pedra Castelo do Piauí não é uma formação rochosa qualquer. Acredita-se que um ser alienígena vive aprisionado dentro dela e, por isso, é possível identificar discos voadores no local.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br