Perguntas como “Qual é a nossa missão na Terra?” são muito comuns e amplamente respondidas por religiosos e filósofos quando se trata de seres humanos. Entretanto todos que têm ou já tiveram um cãozinho já devem ter se perguntado: “Mas e meu cachorro? Qual é sua missão espiritual? O que acontece com ele?”. Afinal, nossos bichinhos são seres cheios de amor e inteligência, e não parece fazer sentido retirá-los dos questionamentos existenciais, não é mesmo? Por sorte, essas perguntas têm resposta, como podemos ler nos próximos parágrafos.
Direto ao ponto
O que é uma missão espiritual?
Antes de tudo, é preciso entender o que é uma missão espiritual. Cada ser vivo na Terra tem um propósito, inclusive as plantas. Aliás, há vertentes que acreditam que até mesmo as pedras, as águas, o vento e o fogo também têm seus desígnios nesse planeta. Entretanto, alguns são mais complexos do que outros – como os seres humanos.
Seja como for, é preciso entender que a missão espiritual inclui tarefas que devemos cumprir neste plano para que possamos evoluir na nossa jornada astral. Dessa forma, a missão espiritual sempre estará de acordo com nosso grau de evolução no momento.
Como ela se relaciona com os nossos cães?
Como a missão espiritual está diretamente relacionada com a nossa evolução, é necessário deixar claro que, de acordo com a visão espírita, o animal mais evoluído espiritualmente é o cão. Desse modo, a missão espiritual dos cães é muito similar e interligada à nossa. Isso significa que eles nos veem como professores e guias de sua jornada e, nós, como todo mestre, também aprendemos muito com nossos discípulos.
Como buscar a evolução espiritual do seu cão?
Não há muito segredo para ajudar seu cão a evoluir: basta tratá-lo com carinho e cuidado. Dê-lhe atenção, não seja tão duro quando ele não souber obedecer a comandos, permita que ele tenha contato com a natureza e leve-o para passear sempre que necessário. Não deixe de cuidar de sua saúde, leve-o ao veterinário, esteja em dia com as vacinas e os remédios e, acima de tudo, encha-o de afagos, beijos, brincadeiras e muito amor. É uma tarefa cansativa, mas fácil de ser feita, quando vemos as recompensas: um companheiro incondicional.
Quais são os benefícios de alimentar a missão espiritual do seu cão?
Além de nos ensinar muito sobre amor e companheirismo, auxiliar os cães em sua missão espiritual apresenta diversas outras vantagens únicas, como:
Proteção espiritual
Os animais, sobretudo os domésticos, têm uma habilidade única para proteção espiritual. Isso porque eles têm mais sensibilidade e, assim como nos protegem de perigos físicos, estão sempre a postos para nos defender de ataques do outro lado.
Efeitos terapêuticos
Até mesmo a ciência tradicional já reconhece os efeitos terapêuticos de se ter um bichinho de estimação. A famosa psiquiatra brasileira Nise de Silveira já dizia que animais são coterapeutas. Hoje em dia, existem muitos tratamentos que prescrevem a presença de cães para alívio de dores, ansiedade e depressão. Muitos hospitais, clínicas e asilos também permitem que cães circulem pelo ambiente para visitar e ajudar os pacientes. A verdade é que a simples presença de um cão na nossa vida nos acalma e nos dá uma nova perspectiva de vida.
Captação de energias negativas
Cães têm muita facilidade para captar as energias negativas do ambiente, impedindo que seu tutor as absorva. Eles também conseguem, normalmente, filtrá-las e descarregá-las na natureza – e essa é uma das razões para sempre levá-los para passear – mas, dependendo da idade do cão, ou da densidade da energia absorvida, ela pode ser transformada em alguma doença física. Por isso, é sempre importante tomar cuidado e manter frequentes as visitas de rotina ao veterinário.
Equilibram nossa alma e nosso corpo
Por fim, os cães constantemente trabalham na saúde da nossa alma – oferecendo-nos amor, carinho e afeto – e também na do nosso corpo, já que sempre nos levam a brincar, correr e passear, sem contar o importantíssimo estímulo sensorial dos afagos e das carinhosas lambidas. Isso tudo ajuda nosso espírito e nosso corpo a ficarem em harmonia.
A missão espiritual dos cães de acordo com o espiritismo
Nossos cães, quando estimulados com amor verdadeiro, desenvolvem a empatia, a dedicação, e até mesmo a consciência. Assim, quando tratamos nossos cachorros com carinho, sua missão é concluída sem grandes esforços – e nós, por consequência, aprendemos mais sobre amor incondicional.
Você também pode gostar:
- Descubra como ter um cachorro pode diminuir seu estresse
- Entenda o que significa não gostar de cachorros e/ou crianças
- Motive-se com seis razões científicas para você ter um cachorro
- O que pode um cão?
Entretanto, no caso de negligência ou até agressão, as habilidades citadas anteriormente não conseguem ser desenvolvidas, impedindo que os cães cumpram com sua missão. Ou seja, nós temos responsabilidades em relação à evolução dos nossos cachorros, e podemos criar muitos karmas negativos caso os atrapalhemos, sobretudo quando há maus-tratos.
Pudemos notar que fica clara a relevância da missão espiritual dos cães na Terra e como a presença deles em nossa vida nos ajuda a evoluir – e vice-versa. Então, que tal fazer sua parte e adotar um cãozinho? Certamente isso mudará sua vida para sempre, recheando-a de muita luz e alegria.