As perdas são, na verdade, o sentimento de ausência e a saudade que temos de seres queridos. Com o amor, queremos ficar mais próximos uns dos outros e não ter que sofrer com a despedida de algumas pessoas. É possível sentir a tristeza e o desespero quando alguém de quem você gosta falece. É totalmente entendível. Mesmo assim, como fazer para amenizar essa tristeza, saudade ou até solidão que muitos seres sentem diante dessa situação de partida de um ente querido?
Essa é a grande pergunta para resolver um problema que perdura épocas. Essa situação passa de geração em geração e segue a mesma. O desenvolvimento em tecnologia e recursos materiais foi ampliado, porém os recursos emocionais para saber vivenciar melhor as situações de perda ainda estão sendo desvendados. Como é possível viver melhor após uma grande perda? A dor da separação é uma vivência que afeta grande parte das pessoas. É possível entendê-la, porém difícil vivenciá-la. Na verdade, a grande maioria das pessoas relata dificuldades na hora que perdem um ente querido. Quanto mais próxima é essa pessoa, mais difícil é a separação. Esse é um assunto que atravessa o mapa, pois muitas pessoas de diferentes países, culturas ou situações econômicas sofrem com a separação pela morte.
Nascemos para viver no planeta Terra até a hora que teremos que nos despedir desse local e retornar ao plano espiritual. É como se fosse uma grande viagem para ficar em locais diferentes. Ao nascer, chegamos à Terra, viemos da espiritualidade. Ao morrer, saímos da Terra e voltamos à espiritualidade. São viagens que fazemos com o propósito de evoluir em locais diferentes. Reencontros e desencontros acontecem, pois o período de cada um na Terra é diferente do período dos outros seres. Todos têm o seu tempo aqui. Alguns ficam mais tempo na Terra, outros menos. São essas diferenças de tempo que fazem com que encontros e desencontros aconteçam.
Entender o sentido da existência é essencial para poder harmonizar-se com todas as situações. Claro que é mais fácil harmonizar com situações e vivências boas, das quais gostamos. É mais difícil manter esse estado em horas de perdas. É desafiador vivenciar esses momentos em estado de naturalidade e equilíbrio. A vida está sempre solicitando aprendizados de todos nós. E é isso que precisamos fazer. Viver em estado de harmonia com a vida é a resposta que acredito ser a mais adequada para esse momento de perdas. A vida tem as suas razões para ser, então ela sabe o que é melhor para todos nós. Ela responde e vai trazer o que é melhor. Mesmo que algum momento seja difícil, precisamos ser gratos por ter tido um período de tempo com aquela pessoa querida. É em vida que fazemos tudo. É tudo em vida.
É de passagem que estamos no planeta Terra para cumprir a nossa missão. Cada ser tem a sua missão, e quando cumpri-la, chega a hora de ir embora. A morte é simplesmente uma passagem de volta para o local de onde viemos. Vamos retornar à espiritualidade. É algo natural da vida. São como ciclos que precisamos vivenciar, então força interior e harmonia com a vida é o que precisamos para superar momentos desafiadores, no caso de mortes de entes queridos. Procurar viver bem durante toda a vida é o que devemos ter a intenção. Estar conectados com o que é bom, o que nos faz bem, isso é vital para assegurar a ótima qualidade de vida.
Você também pode gostar
Na verdade, não é na morte que perdemos alguém. Só perdemos mesmo quando deixamos de amar. Isso, sim, é uma perda efetiva. A morte é um ciclo que termina e também outro ciclo que inicia. Não perdemos quem amamos, pois laços de amor nos unem para sempre. Só que estamos em uma viagem no planeta Terra e teremos que saber que encontros e desencontros são necessários, pois a vida pensa no bem de cada um. Estamos em jornada evolutiva, tanto aqui quanto na espiritualidade. É um período em cada local. Isso é natural.
Amor & Luz!
Abraço Fraterno!