Já vimos que, através da respiração, de tocar a palma e os dedos das nossas mãos, conseguimos harmonizar nossa energia vital. Ainda falando de nossas mãos e dedos, podemos também nos beneficiar ao utilizar os mudras – poderosos gestos sagrados.
Mudras são posturas feitas com as mãos e/ou dedos e, numa licença poética, são como uma oração para nos conectarmos com o divino. São 8 posições simples dos dedos das mãos que nos resgatam a saúde e a tranquilidade. No artigo de hoje, veremos 4 delas.
O primeiro mudra libera a energia estagnada/bloqueada da cabeça aos pés. Ela nos ajuda quando temos dificuldade para enxergar, respirar, ter pique para fazer as coisas, pôr prontamente em prática as coisas ou ter a sensação de frustração.
- Com o polegar direito, segure a palma dedo médio esquerdo e repouse os demais dedos no dorso deste mesmo dedo esquerdo.
Já o segundo mudra traz abundância, maior aprofundamento da respiração, clareza na audição, conforto para os pés e olhos.
- Lembra o mudra anterior, porém, é como se girássemos o dedo polegar direito uma volta. Como assim? Simples! Com o polegar, segure o dorso do dedo médio esquerdo e agora os demais dedos descansam sobre a palma deste mesmo dedo.
O terceiro mudra acalma desarmonias mentais e emocionais, nos deixando livres do estresse e da tensão nervosa. Pratique este mudra quando ficar preocupado, triste, nervoso, sem fôlego ou ainda quando estiver sempre se esforçando para agradar os outros, distanciando-se de sua essência.
- Novamente, com o polegar direito, segure a palma dos dedos anular e mínimo esquerdo, enquanto os outros três dedos direitos descansam no dorso do dedo anular e mínimo esquerdos.
E o quarto mudra é como uma “faxina diária” que nos livra do cansaço, da tensão e do estresse do dia a dia. Lance mão dele quando se sentir cansado, inseguro, ultrapassado, irritado por qualquer coisa ou preocupado.
- Com o polegar direito, segure o dorso dos dedos polegar, indicador e médio esquerdos. Os demais dedos da mão direita são colocados na palma dos dedos polegar, indicador e médio esquerdos (fig. 4).
Nota:
- Em todos os mudras, faça o contrário para os dedos da mão direita.
- Lance mão dos mudras sempre que julgar necessário e a hora e com a frequência que desejar.
Você também pode gostar:
Aguardem os outros 4 mudras no próximo mês.