Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que eu não possuo partido nem me exalto para defender um ou outro.
Este ano ocorreram diversos eventos que me chamaram a atenção, porém um deles me chocou de forma assustadora: a nossa Amazônia.
Como bióloga, entendo que eventos naturais ocorrem (queimadas, ventos, chuvas descontroladas), porém este em específico extrapolou todos os limites e deixou de ser considerado algo que acontece para a renovação do ecossistema, por exemplo. Centenas de milhares de árvores centenárias e juvenis foram dizimadas e, junto com elas, a morada de milhares de espécies da fauna brasileira. Além disso, trilhões de microrganismos que viviam naquele solo e que tinham função primordial para o equilíbrio do ecossistema também morreram. Isso sem citar as tribos indígenas que viviam lá e que necessitavam do subsídio da natureza para sobreviver.
Uma das, se não a maior floresta do mundo pegou fogo… como ficaremos daqui para a frente? Como estará este planeta, a nossa morada, daqui a 20 anos? Teremos ar e água puros? E a nossa saúde como ficará?
Esta perda é lastimável, incalculável… jamais conseguiremos recuperar o que foi perdido.
Porém, ainda temos tempo de recuperar alguns sentimentos que foram queimados junto com a floresta. Desde o início do ano vejo pessoas se afastando por causa das diferentes opiniões políticas e, depois que ocorreu esse lamentável incêndio, isso ficou mais evidente. Aí eu me pergunto: o desamor e a falta de respeito com o próximo vão resolver as questões políticas do país? Vão, milagrosamente, acabar com uma queimada? NÃO.
Hoje flagramos pessoas que sempre foram tão serenas e centradas deixando de conversar com seus familiares e se violentando simplesmente porque pensam de forma diferente, isso é muito triste…
Não vamos construir uma nação justa e sustentável enquanto espalharmos a raiva e nos deixarmos levar por uma onda de notícias infundadas, que só nos gera desconfiança e discussões sem sentido.
Todos estamos no mesmo barco passando pela mesma situação, ofender e julgar o outro não será a solução. Em vez disso, devemos recuperar a humildade, o respeito e a compaixão para caminharmos juntos em busca de uma solução.
Que todos nós consigamos colocar a mão na consciência e colocar a mauna em prática… muitas vezes o silêncio é a melhor resposta que tu podes dar para aquele que te ofende.
Você também pode gostar de:
- A transformação através da Ahimsa
- A Importância da Mauna
- Como reagimos às catástrofes e quais os efeitos psicológicos?
- Vivendo uma vida mais sustentável: integrando espiritualidade e autoconhecimento
Neste momento, infelizmente o que queimou, queimou…
Agora cabe a nós criarmos campanhas de conscientização e recuperação dessa área preciosa que sempre defendemos com muita honra.
Também cabe a cada um de nós acalmar os ânimos e o coração para que com muito respeito, paciência e sabedoria possamos nos reerguer como nação.
A única chama que jamais podemos deixar apagar é a do amor que temos uns pelos outros.