Quantas vezes alguém pediu que você arrumasse a sua postura? E em quantas ocasiões você sentiu uma dor na lombar, perto do quadril? Muitas pessoas enfrentam dificuldades na hora de manter o corpo ereto e a coluna fortalecida, e o músculo iliopsoas tem tudo a ver com isso.
Com o conteúdo que preparamos, você vai entender por que o esse músculo é tão importante para o seu corpo e como ele atua na manutenção da sua postura e no fortalecimento da sua coluna. Atente-se a cada informação para cuidar bem da sua saúde!
Direto ao ponto
Para que serve o músculo iliopsoas?
O iliopsoas é um conjunto de dois músculos (psoas maior e ilíaco) que tem como principal função ligar as pernas de uma pessoa à sua coluna. Isso porque o músculo psoas maior localiza-se na lombar, e o músculo ilíaco se estende até as coxas, unindo as duas partes.
Por meio dessa conexão entre as pernas e a coluna de um indivíduo, o iliopsoas o auxilia a permanecer em pé e permite que ele levante as pernas ao realizar atividades do cotidiano, como subir escadas ou correr.
Qual a importância desse músculo?
Para entender por que o iliopsoas é importante, devemos entender qual é a ação de cada um dos músculos que compõem esse conjunto. O primeiro deles, psoas maior, nos ajuda a inclinar o corpo lateralmente e permite a flexão das coxas e da lombar.
Já o músculo ilíaco é responsável por flexionar, estabilizar e movimentar a pelve, localizada na região dos quadris. Em conjunto com o psoas maior, essa parte do corpo também se conecta ao diafragma, atuando no processo de respiração.
Mas a importância do iliopsoas não se resume a aspectos fisiológicos. Na verdade, ele também é chamado de músculo da alma, por ser um mensageiro do sistema nervoso central sobre como nós estamos nos sentindo. Aprofunde-se nesse assunto!
O que ele pode dizer sobre a nossa saúde?
Em um sentido emocional, o músculo iliopsoas é um porta-voz dos nossos sentimentos. Ou seja, ele define as nossas reações diante de inúmeros cenários que podem nos abalar, tornando-se mais tenso ou mais relaxado, por exemplo.
Caso permaneça em um estado de tensão por muito tempo, devido ao acúmulo de experiências negativas, ele pode afetar nossa imunidade e o funcionamento dos nossos rins. Por outro lado, se estiver relaxado, alongado e bem estimulado, ele aumenta a nossa energia vital, tornando-nos até mais criativos.
Pensando sobre o aspecto biológico, o funcionamento do iliopsoas também oferece sinais de que há algo errado com uma parte importante do nosso corpo, que garante a nossa movimentação e sustentação. Saiba qual é, a seguir!
Ele pode indicar problemas nos quadris
O músculo iliopsoas pode indicar problemas nos quadris, por estar localizado parcialmente nessa região do corpo. É por meio de lesões nesse músculo que uma pessoa pode encontrar dificuldades para se sentar, se levantar, subir escadas, caminhar e correr. Além disso, ela pode sentir dores na lombar, e problemas na hora de manter a postura.
Então, se você está passando por alguma das dificuldades que apontamos, é provável que a musculatura do seu quadril, formada também pelo iliopsoas, esteja lesionada ou fraca. Por isso, você deve procurar auxílio médico, além de adotar um hábito diário muito importante: o alongamento.
Como fazer o alongamento do músculo iliopsoas?
Para fazer alongar essa estrutura, você deve seguir três passos simples, que já vão trazer muita diferença para o seu bem-estar. É possível realizar exercícios na sua casa, com facilidade.
1) Alongamento na cama
Logo depois de acordar, antes de se levantar, você deve alongar esse músculo. Para isso, sente-se bem na beirada da cama e respire fundo. Depois, deite seu corpo para trás, sem movimentar as suas pernas. É importante que você permaneça nessa posição por alguns segundos, para remover a tensão acumulada na região.
2) Alongamento no chão
Nesse caso, você deve se deitar no chão, em primeiro lugar, com a barriga para cima. Estique os braços para os lados, formando uma cruz com o corpo e deixando as palmas das mãos viradas para o chão. Depois, dobre a sua perna direita em ângulo reto e leve seu joelho direito até seu joelho esquerdo. Para isso, você deve girar o quadril. Permaneça nessa posição por alguns segundos e depois inverta as pernas, com cuidado.
3) Alongamento em pé
Para o alongamento em pé, você vai realizar a posição de avanço. Para tanto, fique em pé, com as pernas abertas, alinhadas com os seus ombros. Feito isso, continue com as costas eretas e contraia o abdômen.
Você também pode gostar:
A seguir, você deve dar um passo para frente com a perna direita, até que o seu joelho esquerdo encoste no chão. Quando isso acontecer, deslize mais para frente, até a perna esquerda ficar totalmente esticada. Apoie-se no joelho direito por alguns segundos e depois repita o movimento com a outra perna, sempre respirando fundo.
Por que alongar esse músculo?
Agora que você já sabe como alongar o iliopsoas, é preciso entender por que fazer isso diariamente. Em primeiro lugar, o encurtamento do músculo, que ocorre quando ele não é alongado, traz problemas na hora de andar ou subir escadas.
Em segundo lugar, se esse músculo estiver sobrecarregado ou tenso demais, a pessoa que não está se alongando pode apresentar dores na lombar, nas pernas, nos quadris e nos joelhos.
Então, o alongamento é fundamental para que você não sinta dores, não apresente lesões e consiga se movimentar tranquilamente todos os dias. Você vai perceber que os alongamentos frequentes podem até melhorar a sua postura e favorecer o seu bem-estar.
Como você pôde perceber, o músculo iliopsoas é fundamental para a sustentação do corpo humano, atuando na movimentação e na respiração de todos nós. Para que ele funcione sem problemas, devemos nos alongar diariamente, com cuidado e calma. Faça esse gesto de amor pelo seu corpo!