O estresse não afeta apenas o seu cérebro e as pessoas ao seu redor, mas também outras partes do corpo. Além de nos deixar irritados, grossos e sem paciência, o nosso coração também é afetado. Os batimentos ficam cada vez mais rápidos e a pressão arterial pode subir além do normal, assim como a nossa respiração, que consegue ficar fora do ritmo, fazendo com que nossa resistência diminua bastante. Todos esses sintomas, entre outros causados pelo estresse, são um portal para a entrada de outras doenças perigosas.
Mesmo que não seja considerado uma doença, o estresse precisa ser controlado por todos, já que, segundo a Organização Mundial da Saúde, atinge 90% da população mundial. Diariamente, temos motivos para nos aborrecer, mas temos que aprender a relevar o que acontece em certos momentos, pois assim não vamos nos prejudicar futuramente.
Ficamos estressados quando os desafios diários nos atingem de forma inesperada, causando uma emoção negativa além do que estamos acostumados. Temos que ter consciência de que precisamos nos controlar e de que a vida é feita de contratempos.
Tente não levar tudo para o lado pessoal, principalmente no ambiente de trabalho. Pense que o que aconteceu no escritório, deve ficar lá. Caso alguém falar mal de você ou lhe xingar, em qualquer lugar, não rebata o xingamento e “engula sapo”.
Pode parecer ruim na hora, mas vai ser melhor do que ficar estressado e sentir um mal estar depois. Lembre-se também de que não é preciso estar certo sempre, às vezes é importante escutar as outras pessoas e as suas opiniões.
Nada de ruim vai acontecer caso você relaxe e deixe a vida lhe levar, o controle nem sempre está em nossas mãos. Tentar ter sempre a razão e controlar tudo pode se tornar prejudicial se não nos escutarmos o que as outras pessoas tem a dizer para nos ajudar.
- Escrito por Klenair Franklin da Equipe Eu Sem Fronteiras.