Já pensou em fazer uma dieta onde não seja preciso passar horas sem comer e muito menos deixar de ingerir alguns alimentos dos quais você tanto gosta? Conhecida popularmente como a “dieta da mão”, você pode continuar comendo tudo o que está acostumado, porém em menor quantidade. Ou melhor, na quantidade que cabe dentro das suas mãos!
O site norte-americano Guard Your Health realizou uma pesquisa citando o aumento das porções que muitos países, principalmente ocidentais, adquiriram. De acordo com o estudo, nos últimos 20 anos, as porções consumidas pela população dobraram. Diante desse aumento descontrolado de ingestão de comida e o aumento do número de obesos no mundo, a dieta da mão surge como uma alternativa saudável e mais simples de ser colocada em prática.
O fato é que o tamanho da sua mão é proporcional ao tamanho de seus órgãos, então, consumido porções equivalentes a ela, você não ter falta nem sobra de carboidratos, proteínas e tudo o que precisa para uma alimentação saudável. Para facilitar, abaixo segue a relação de quantidade x mãos:
1. As porções de carboidratos, como massas, arroz, batata etc., devem ser do tamanho do punho fechado.
2. Tome cuidado com as gorduras, como a manteiga, pois não podem passar da ponta do dedo indicador.
3. Para os queijos, a quantidade ideal é equivalente a dois dedos.
4. A escapadinha para o sorvete deve ser no máximo do tamanho do punho fechado.
5. Já os legumes podem ser ingeridos numa porção um pouco maior. A quantidade ideal consiste na palma das duas mãos (como se fossem um recipiente).
6. As carnes devem ser proporcionais ao tamanho da palma de uma mão aberta.
7. O punho fechado indica a quantidade de frutas que você pode consumir
8. Por fim, cada dedo de sua mão indica uma refeição do dia. Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
Você também pode gostar
É importante respeitar as cinco refeições diárias para controlar uma dieta balanceada.
Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.