Nesse texto gostaria de falar sobre a perda de nossos entes queridos e a repercussão dentro do íntimo de cada pessoa. As vezes a notícia é avassaladora, sem que de imediato consigamos discernir o que está acontecendo dentro de nós, a dor começa a sufocar, uma imensa tristeza e vazio surgem de uma hora para outra e nunca nos foi ensinado como lidar com isto, e nem entendemos o porquê dessa avalanche de fatos que sem dúvida abala nossas estruturas, principalmente emocionais.
E agora, como será a vida sem essa pessoa que tanto amo, que tanto bem e amor nos cumulou no transcorrer de todos esses anos, o carinho, a companhia, as conversas, o aconchego da presença e aí percebemos que uma parte de nós também morre juntamente com todos os sonhos que tínhamos planejado juntos… Que dor incomensurável, que aperta o peito e faz que a cada dia a falta seja maior.
Desde minha infância acreditei que cada ser amado que partia era uma nova estrela no firmamento do céu de Deus, e ainda hoje tenho essa convicção, que o Criador em tudo tem uma razão de ser, “aqueles que as vezes pensamos que foram antes do combinado”, nada mais fizeram que terminarão suas tarefas aqui no nosso mundo e seguem realizando outros trabalhos e olhando por nós do mais alto.
Você também pode gostar de:
Isso faz com que a tristeza comece a desaparecer e que vai se transformando ou transmutando em saudades, daquilo que vivenciamos com eles.
Perdas não são fáceis de assimilarmos, principalmente daqueles a quem amamos, mas precisamos continuar pois a vida nos pede que sigamos em frente, naquilo que a vida nos trouxer de melhor daqui em diante, não é uma substituição e sim ter que continuar mesmo com a dor. E é importante entender que precisamos de ajuda, de amigos, de orientação, e compreensão de nossas feridas.
Existem outros tipos de perdas, emprego, de nossa saúde, de nosso pet, que também causam um grande abalo em nosso ser, mas acredito que se a vida permitiu que se tivéssemos estes, era para que aprendêssemos que nada é eterno e que tudo passa, e precisamos entender isso e deixar que tudo flua para onde deve ir.
Para finalizar, gosto muito de um trecho do poema de Fernando Pessoa onde ele diz: “Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”, que usemos a frase para fortalecermos nosso interior para continuação da nossa jornada e sabedores que estes seres queridos estarão todos os dias conosco dentro do nosso coração.