“Estamos na era da velocidade onde quase todos, estão sem tempo para contemplar ou para viver a vida e isso é bom ou ruim? E por quê?” Nessa direção, iremos fazer uma provocação a luz da natureza daquilo que importa nesta vida curta.
Olá, amigo leitor do Portal EuSemFronteiras! Aqui, neste artigo, o Filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha, traz para você refletir, elementos de suma importância para se posicionar diante de um mundo frenético e, portanto, você terá a oportunidade de ampliar sua mente em relação ao tema debruçado.
Sistemas políticos, sistemas sociais, sistemas religiosos, sistemas naturais são, alguns, entre outros, que precisamos administrar como nossa vida se enquadrou ou estaria posicionada, mas é preciso correções em alguns campos.
Muitos sequer possuem noção educacional de como funciona às intenções e interações entre esses sistemas e já tem sido um assunto discutido na academia de filosofia. Quando você vive para trabalhar e somente trabalhar, seu tempo no trânsito e no trabalho, tomam mais de 70% de seu dia livre. Tirando às poucas horas dormida, sobre menos de 10% para você viver a vida.
Muitos estão alienados sem saber, foram sabotados, induzidos inconscientemente a assumirem estilos de vida escravagistas. Quem domina essas pessoas, são poderosos sistemas e esse problema é muito complexo por envolver todo o histórico de vida do indivíduo que viveu limites diversos na infância, desde estrutura familiar, passando por educação alimentar a educação intelectual.
Muitas vezes você pensa: “Que vidinha mais ou menos”.
Quem é o culpado? Como isso começou em sua vida?
A natureza real, ela é natural por ser a natureza verdadeira da essência de ser.
Já a natureza humana, inventa mil e uma fantasia para chamar de realidade.
Qual foi a última noite que você parou para apreciar em silêncio, estrelas e lua?
Você se lembra daquela sua viagem onde você ficava a contemplar às paisagens? E daquele dia em que você ouviu sons de pássaros na natureza, admirando o ar puro e atmosfera de paz, você se lembra?
Será que você pode tirar hoje, talvez agora; um tempinho para dar uma olhadinha na natureza lá fora? Vai lá e volte aqui para continuar essa proposta.
A música importa, a meditação importa, o exercício físico importa. Tudo é parte do tempo e você perdeu metade de sua vida só trabalhando ou se preocupando sem se conectar com o eterno Deus, na natureza de sua própria essência.
Todos os sistemas criados sobrevivem de você, menos o da natureza, que você é quem sobrevive dele em tudo e fica a pergunta: quanto do seu tempo você consegue tirar e absolver do infinito benefício da natureza real para sua saúde mental, física e espiritual? Menos de 5% certamente!
O motivo das doenças cardíacas, ansiedade, depressão, sistema nervoso, são recorrentes da falta de gestão do tempo e se você não sabe administrar seu tempo, você vai morrer 20 anos a menos do que se você mudasse hoje sua alimentação e seu comportamento no universo do tempo. Ele é cruel e cobra tudo. Nele você planta, dele você colhe naturalmente absolutamente tudo e nada passa sem o eterno retorno da energia entregue, seja positiva ou negativa.
Devido a quem ou do quê, precisamos acelerar e nos cobrar tanta excelência? Somos filhos de Deus e precisamos viver. Você curte sua família? Seus amigos e lazer só valem nos finais de semana? Qualidade de vida é para rico e você primeiro pretende ficar rico para depois desfrutar em viver? Desculpe, você vai morrer antes de curtir o que é mais importante e sem falar que você perderá entre toda essa jogada longa, seus amigos e familiares, sem falar de perder seu tempo fazendo coisas que poderiam ser ponderadas e administradas com mais tranquilidade.
A administração da sua vida passa por sua sindicância. A quem você quer agradar? Você vive esse estilo de vida devido a quem? Você realmente se sente livre e feliz?
Essa preocupação e angústia, são elementos químicos produzidos por seu cérebro que tem deficiência em estrutura para compreensão de que não tem nada acontecendo senão só dentro de você.
Tanta correria que sequer às famílias prestam atenção uns nos outros na hora do jantar, uma vez que o celular matou às famílias na grande maioria, sem generalizar; logo a tendência é um futuro de zumbis narcisistas procurando a fama, um laike, uma curtida ou uma comiseração de atenção e a realidade passa no tempo onde essa criatura, será engolida pelo sistema capitalista e social, para lhe impor regras de pensamentos e ações.
Poucos terão conhecimento profundo, muitos terão informações sobre dezenas de assuntos, mas não poderão dominar sequer, duas vertentes com profundidade e a artificialidade do conhecimento enganará muitas mentes que não pesquisam. Essa humanidade estaria condenada a serem doentes mentais?
Levantamentos de pesquisas, apontam um enorme crescimento de pessoas com ansiedade e depressão, aumento significativo de 2018 para os dias atuais. Reflexo da internet na vida do ser humano? Nossos avós e pais, eram da geração anos 70, 80 e 90 onde não existia a Internet como a conhecemos.
Até o início dos anos 90, muitas famílias só tinham imagens em preto e branco na TV, bem como as pessoas ficavam nas ruas conversando com frequência. Perdemos a essência de viver em prol do querer ser ou ter, do qual a internet mudou o mundo.
Obviamente você é responsável pelo seu tempo, pelo seu modo de vender ou dar seu tempo e se sobrar 4 horas para viver, você morrerá 20 anos antes porque ficou correndo atrás do que não é viver, mas sim, querendo ter ou ser, esquecendo de viver família, amigos, natureza, coisas simples.
“Saudades daquele dia em que, numa fração de segundos, nunca mais voltará a não terem acontecido épicos instantes eternos na memória”. – Nilo Deyson Monteiro
Vale a pena você morrer sem viver o que seu coração te pede?
Gestão do tempo em nosso tempo é uma linguagem tanto quanto nova e moderna, embora a percepção de que estamos a cada dia, com menos tempo e mais ansiosos e deprimidos.
Se você analisar o tempo que você fica no trânsito entre ida e vinda do trabalho ou escola, somado ao tempo em horas trabalhados e somado às poucas horas de sono, te sobram menos de 3 horas para viver levando em consideração segunda a sexta na grande maioria das pessoas no Brasil.
Você não tem tempo para nada, só vive preocupado, estressado e quando chega sexta-feira, fica feliz por ter que trabalhar meio expediente no sábado e folga domingo, onde passa metade do dia envolvida(o) com tarefas do lar e outros.
Em qual sistema você está preso?
Sistema político?
Sistema religioso?
Sistema social?
Sistema de posse?
Quem manda no seu tempo?
É necessário um rompimento ou uma reposição nas crendices da vida. Podem ter certeza que, quase tudo é um teatro para te alienar; mas você é 100% livre para contemplar o universo quando quiser.
São 8 bilhões de pessoas no planeta, em mais de 194 países, estamos na geração da ansiedade e isso ao nível global, até países de 1° mundo como Noruega, Suíça, Finlândia, Suécia, Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo, sofrem com essa doença chamada depressão e ansiedade.
Estudos mostram que pessoas que buscam se tornar ricas ou pretendem alcançar objetivos pessoais, tendem a cair na ansiedade e depressão, não sabendo dominar o tempo.
Gestão do tempo:
O dia tem 24h
Se você dorme 8 horas seguidas
Se você trabalha em média, 8 horas
Se você leva em média 3 horas entre ida e vinda do seu trabalho, é preciso refazer sua vida, pois não sobrou nada para viver.
O que é viver?
Seria passar mais tempo com a família
Seria fazer exercícios físicos diretamente
Seria contemplar a natureza mais tempo
Seria viajar e curtir momentos agradáveis
Seria se alimentar com mais cuidado
Alguns benefícios da gestão do tempo é viver mais tempo com saúde de qualidade.
Quem tem uma vida interessante?
Seria uma pessoa simples sem alardes?
Seria uma pessoa próspera e narcisista?
Seria uma pessoa simples sem ego?
É preciso dominar os demônios do consumo da própria imagem. Não podemos nos perder no egocentrismo na modernidade, onde tudo que se faz, precisa ficar mostrando. Freud iria chamar essa geração dos zumbis ou doentes da alma.
Ninguém pode te dominar sobre como você deve levar sua vida diante dos desafios que a vida impõe a cada ser humano. A vida só se justifica se estiver repleta de heroísmos e você deve ser protagonista de seu sucesso. Eliminar o peso, eliminar relações tóxicas, diminuir os interstícios entre momentos épicos, podem mudar a saúde da mente e do corpo.
Quando eu percebo uma pessoa triste, sei que ali está um ser humano escravo da própria mente que criou uma série de cenários esdrúxulos que sabotaram a vida livre desse indivíduo.
Não é fácil enfrentar as dificuldades financeiras, a fome, os abusos, o autoritarismo do sistema macabro e tantas outras mazelas da vida moderna, mas é visível a possibilidade de que qualquer um pode aumentar o nível de inteligência intelectual e emocional, a ponto de suportar e superar a pressão da obrigação de ser perfeito em tudo.
Somos falhos, não precisamos nos cobrar por tão pouco, mas sim, virar a chave para podermos viver melhor essa vida curta.
Imagine você feliz, em sua mente, agora faça o seguinte exercício:
Imagine você naquele lugar que agora seu coração deseja estar.
Imagine você agora, ao lado da pessoa que você mais queria estar neste lugar.
Você também pode gostar
Seja sincero: Quem manda na sua vida?
Então não tem motivos para você ficar parado! Atitude de gente grande:
Largue tudo agora, e vá atrás dessa pessoa e depois, viajem para esse lugar sem tempo para voltar.
“Sou livre, estrago a vida como quiser, se me amam é pelo que sou e não pelo que te faço para te fazer feliz, pois estou muito ocupado comigo e se minha felicidade te faz feliz, vamos juntos sonhar sem tempo para perder, porque o tempo é agora sem pensar, só viver.”