Se olharmos para as redes sociais, lá veremos muitas postagens que traduzem apenas críticas, censuras e boatos.
Malicia-se tudo, fala-se mal de tudo. Há programas televisivos dedicados tão somente ao infortúnio, às mazelas, ao deprimente. A título de explorar o belo, difundem a volúpia. Pessoas se regozijam por difamar instituições, denegrir pessoas e insinuar desacertos. Só destroem.
Há uma lei simples de entender, válida na física e na vida. É a lei de causa e efeito.
O velho ensinamento nos diz:
“O que semear a perversidade segará males; e com a vara da sua própria indignação será extinto.”. (Provérbios 22:8.)
Assim, se rastrearmos em nós as nossas atitudes, nelas esbarraremos com a causa das nossas aflições, porém, caso não a encontremos à primeira vista, isso não significa que ela não exista, pois não existe resultado sem agente ignitor.
Todos os atos praticados, nocivos ou benéficos, as palavras emitidas, construtivas ou destrutivas e pensamentos ruinosos ou criativos atingem o objetivo e produzem ação reflexa, retornando ao ponto de partida; se emitido o negativo, a pessoa autora sofre com o retorno, sendo o inverso também verdadeiro.
Quem sofre, não sabendo que o sofrimento é a causa de sua própria dor, pragueja ou ora pedindo milagre.
O homem é o artesão de suas desventuras, contudo não admite a responsabilidade; acha mais simples desviar o olhar e acusar a má sorte, a ocasião adversa ou encontrar desculpas e culpados sem olhar para si próprio.
Todas as coisas que existem no Universo vivem em regime de afinidade. Não vou me ater a explicações complexas da física, nem adentrar os meandros da filosofia para alcançar a explicação sobre a correlação entre origens e decorrências.
Você também pode gostar
A sintonia entre os seres viventes se dá por afinidade de pensar e sentir; é algo que cada um de nós pode comprovar na própria vivência diária. Um exemplo simples, experimentado por muitos, é quando entramos em um ambiente e nos sentimos bem ali, ou, o inverso, nos dá vontade de sair. Outro exemplo de reciprocidade é quando pensamos em alguém e logo depois esse alguém nos liga ou nos visita. Por analogia a esses arquétipos, atraímos para nós os nossos afins. Portanto se não quisermos ficar repetindo: “Por que isso acontece só comigo?”, mudemos para melhor o pensar e o sentir.
Obrigado por me ouvir.