Os pés são órgãos que trabalham em prol do nosso equilíbrio. Eles são compostos por músculos, ossos, articulações e outras células importantes para nosso transporte de um lugar para outro.
Às vezes esquecidos, devem ter cuidados especiais como atenção à higiene, esfoliação e hidratação. Para que possamos conhecer nosso físico devemos observar nossos pés, eles são reflexo dos demais órgãos correspondentes do corpo.
A reflexologia podal é uma técnica milenar que por muitos anos é aplicada em prol do bem-estar e equilíbrio dos órgãos do corpo, assim como a acupuntura e o shiatsu. Desde a antiguidade, imagens com desenhos de pessoas tratando os pés das outras levantaram curiosidade com relação à eficácia da técnica.
Em vários locais foram realizadas pesquisas, inclusive na África, com especialistas que queriam aplicar a técnica e anotar seus resultados. William Fitzgerald, médico americano, observou índios que usavam pressão nos pontos dos pés para aliviar a dor e pesquisou sobre como nosso sistema nervoso central é interligado com determinados toques e pressões, tanto nos pés quanto nas mãos.
Esse estudo com a terapia zonal foi aplicado em pacientes pós-operatórios para averiguar sua eficácia. Eunice Ingham desenhou os mapas dos pés com os órgãos relacionados e aplicou a técnica com os polegares. Ela publicou dois livros e introduziu talco para fazer as aplicações nos pés.
Os pés são órgãos que possuem camada lúcida. As glândulas sudoríparas eliminam toxinas que estamos constantemente recebendo da alimentação, radicais livres, água e ar. Observando as partes dos pés podemos concluir se existem áreas que podemos dar mais atenção em nosso corpo.
Se existem calosidades, elas também representam sinais de algum desequilíbrio. Com o mapa dos pés podemos ativar a energia eletromagnética de todo o corpo trazendo a homeostase para todos os sistemas.
Vantagens da técnica:
1. Não invasiva;
2. Pode ser aplicada em pessoas que tem fobia de massagem;
3. Altamente relaxante e desintoxicante;
4. Aumenta o fortalecimento do sistema imune, pois gera neurotransmissores como a serotonina;
5. Previne o envelhecimento, ativa as glândulas sudoríparas ao eliminar toxinas e radicais livres;
6. Melhora o funcionamento do intestino;
7. Estimula os nervos;
8. Alivia a dor;
9. Auxilia na melhora contra problemas de TPM (tensão pré-menstrual);
10. Auxilia pessoas que sofrem de sinusite.
A sessão da técnica é feita em 1 hora e deve ser repetida depois de 72 horas, que é o tempo que o organismo responde aos estímulos que foram aplicados, baseados em cada caso.
Os benefícios são inúmeros e cada vez mais encontramos profissionais descobrindo suas inúmeras aplicações e publicando pesquisas científicas sobre o tema. A saúde deve ser primordial para a qualidade de vida do ser humano.
Você também pode gostar:
Com essa técnica, muitas pessoas são beneficiadas. A reflexologia podal não substitui nenhum tratamento médico, mas pode ser complementar para prevenção de diversos desequilíbrios.