“Em novembro, a esperança paira no ar e por todo lugar se sentem aromas de encantar.” (Autor desconhecido)
No auge da primavera, o mês de novembro chega com todo encantamento que a beleza e o aroma das flores costuma provocar, aquecendo os corações e deixando no ambiente uma aura de leveza e esperança.
Tal atmosfera gera uma condição bastante propícia para uma conexão do nosso interior com o universo, levando a uma reflexão sobre os objetivos que já foram alcançados e também a um sentimento de gratidão ao Criador pelas oportunidades surgidas. Na realidade, tudo isso nada mais é que bênçãos e privilégios que Ele nos proporciona ao longo de toda nossa existência.
Boas vibrações e energias positivas de generosidade, de comunhão, de paz e de alegria marcam este agradável período do ano, enchendo a vida de esperança em um mundo melhor e de convivência mais fraterna entre amigos e familiares, cuja emanação tem alcance capaz de reverberar por toda sociedade.
Na antiga civilização romana e no calendário vigente à época, o mês de novembro era o menos festivo, pois era o período destinado ao labor na terra e início da semeadura, rito de preparação para uma plantação próspera e saudável, mantendo-se viva a esperança na obtenção de uma boa colheita.
Essa atividade envolvia toda comunidade que, dedicada inteiramente ao trabalho, não encontrava espaço para festividades.
Como o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, novembro está diretamente relacionado com o número 11, cuja representação de um a um é considerada como perfeita para simbolizar o idealismo do Homem em sua busca pela espiritualidade e conexão com Deus. É o momento em que a humanidade mais usa o coração para se comunicar.
O mês de novembro é como o Arcano a Roda da Fortuna no Tarot, é o ciclo de transformação e movimentos incessantes em direção a evolução.
É como ser convidado a abrir o coração e a alma para as múltiplas oportunidades que diariamente são oferecidas, é entender que tudo está mudando e novos valores, conceitos e ideias estão se formando interiormente, preparando o ambiente para o nascimento de uma nova consciência com mais paz e esperança.
A energia de novembro nos leva em direção a horizontes mais ampliados, tornando possível observar que os espaços ao nosso redor vibram com esperança em novas possibilidades e que, para viver essas possibilidades, precisamos estar centrados continuamente, permitindo, assim, que a ponte do arco-íris se faça e que essa ligação conduza o nosso destino e, nesse caminhar, seja encontrado o pote de ouro que nos foi reservado.
Ao mesmo tempo, não podemos deixar de considerar que o novembro também carrega a energia do Arcano a Temperança quando traduz a manifestação da aliança com o Universo em conformidade com as diferentes relações e com a vida como um todo. Esse Arcano nos afirma que tudo frutifica no tempo certo.
Aqui a justiça se apresenta de modo equilibrado por meio do Divino em nós, tanto dentro como fora. E, como uma dádiva divina, tudo acontece pelo movimento de transformação para o positivo, para a conciliação e a integração de todas as energias.
Você também pode gostar
Portanto, novembro é o tempo de renovar e reforçar as esperanças em dias melhores, de lançar o olhar para dentro e, numa ação de sincera reflexão, agradecer ao Divino Criador pela bênção de termos chegado até aqui na nossa jornada.