Muitas pessoas jogam comida fora. Na América Latina, são desperdiçadas diariamente 348 mil toneladas de alimentos. No Brasil, são 40 mil toneladas por dia, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba). Estima-se que a quantidade de alimentos perdidos todos os dias no país daria para alimentar aproximadamente 19 milhões de pessoas.
Slow Food
O desperdício está ligado à relação errada com os alimentos e a produção industrial. A Slow Food, organização internacional que estimula a agricultura familiar para promover a sustentabilidade, explica que a união entre agricultura e capitalismo tem por resultados alimentos com valores nutricionais reduzidos, pois recebem estimulantes para crescerem em pouco tempo.
Reduzindo o desperdício em casa
O desperdício de comida tem início na preparação, com o hábito de descascar frutas e legumes, explica o nutricionista Gilcélio Gonçalves de Almeida. O profissional afirma que dá para aproveitar a casca da banana e fazer farofa, além do tradicional doce. As receitas são fáceis de fazer e deliciosas, confira:
Farofa Ingredientes
Modo de preparo Refogue a cebola no azeite. Acrescente a casca da banana e misture. Refogue um pouco mais, coloque a farinha e mexa até dourar. Acrescente o sal e o cheiro verde. |
Doce de casca de banana Ingredientes
Modo de preparo Coloque as cascas de banana em uma panela média e cubra com água. Leve ao fogo médio e deixe ferver por cinco minutos ou até ficarem macias. Escorra e corte em pedaços. Bata tudo no liquidificador até obter um purê. Coloque na panela e acrescente os outros ingredientes. Leve ao fogo médio, com a panela semitampada, mexendo de vez em quando, por 35 minutos ou até a mistura soltar do fundo. Retire do fogo e deixe esfriar. |
Mais dicas para não desperdiçar
Reunimos mais dicas para você nunca mais desperdiçar. Confira e coloque em prática na sua casa:
- Lave as frutas e verduras quando chegar da feira ou mercado e coloque na geladeira.
- Descascar e picar frutas e legumes maiores como melancia e abóbora facilitará o consumo.
- Conserve metades de mamão papaia, abacate e cebola em sacos plásticos com fecho hermético.
- Armazene os vegetais em potes de vidro na geladeira.
- Congele couve, cebolinha e salsinha em forminhas de gelo. Dá para utilizar em sucos, sopas e em outros alimentos.
- Guarde cebolas e batatas longe uma das outras.
- Deixe o pão francês no saco de papel e coloque em uma sacola plástica.
- Peça que ralem o presunto e queijo, caso precisar comprar grande quantidade. Dessa forma, será mais fácil congelar e descongelar.
Como não desperdiçar frutas?
Bananas devem ficar sozinhas. Tire cada uma da penca e deixe o cabo para proteger a pontinha. Outra dica é descascar, cortar e guardar no freezer em potes fechados. Você pode usar para fazer vitaminas.
Você também pode gostar
Algumas frutas liberam gás etileno, substância que acelera o amadurecimento. Saiba quais são as frutas que mais liberam esse gás:
- Manga
- Damasco
- Kiwi
- Pêssego
- Pera
- Ameixas
- Melão
- Nectarina
- Mamão
- Abacate
- Tomate
Para acelerar o amadurecimento, guarde:
- Bananas e maçãs maduras com frutas verdes.
- Tomates e pimentões maduros com cenouras e pepinos verdes.
Agora você não tem mais desculpas para desperdiçar. Veja como congelar frutas e legumes. Caso conheça outras ideias, compartilhe conosco.
Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras