Estamos tão acostumados a períodos definidos durante toda nossa vida, que condicionamos nossas atitudes sempre a um início, meio e fim. Ou seja, durante todo o ano vamos vivendo de acordo com as circunstâncias sempre esperando um marco temporal para um recomeço ou uma mudança. Por exemplo a dieta que começa toda próxima segunda-feira, o corte de gastos todo próximo início de mês, entre outras promessas.
Sendo assim, o começo de um novo ano se mostra como uma boa fase para novas promessas e metas. Entretanto, muitos se esquecem que foram essas as mesma promessas do ano passado e nada mudou. Ou seja, de nada adianta a proposta de uma vida nova se o esforço e “limpeza” para que isso aconteça não sejam realizados. Segue dicas para o ano novo:
Espiritualidade
A espiritualidade é o ponto crucial para que algo mude em nossas vidas. O que isso significa? Significa alterar sua conduta de forma mais profunda, além dos resultados externos, mas sim por meio das causas internas. Conversando com seu espírito.
Isso tudo quer dizer que nada será diferente se a alteração for supérflua. É necessário se interiorizar neste período para identificar erros e falhas causadores dos problemas durante o ano.
Promessa não é dívida
Os pedidos e desejos de mudança são ótimas iniciativas para uma vida melhor, entretanto, não precisam tornar-se fardos desde o início do ano.
Colocar as promessas no lugar de dívidas traz um peso extra e desnecessário à nossa rotina. Cuide para que haja sempre equilíbrio entre cobrança e persistência. Não devemos entrar em zona de conforto e nos entregar facilmente, mas não devemos deixar a vida mais difícil e dolorida com muitas metas impossíveis e insatisfações constantes.
Você também pode gostar
A melhor opção
O melhor a se fazer nesta situação é aproveitar o tempo de renovação para entrar em si, parar para refletir sobre aquilo que realmente deseja modificar e concentrar seus esforços em metas realistas e motivadoras. Ou seja, não aposte em resultados muito sonhadores sem que se tenha um caminho concreto e planejado a traçar, isso pode trazer grandes decepções ao longo do caminho.
Comece uma nova fase, encoraje-se para que o novo ano venha de forma feliz e cheia de realizações, para que no final dele se possa novamente comemorar e buscar mais, afinal, a vida continua e os desafios sempre estão por vir.
- Texto escrito por Júlia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.