Para algumas pessoas, pode parecer muito óbvio e, para outras, nem tanto, mas é importante afirmar que a gratidão é como uma moeda e ela tem dois lados. O lado oposto da gratidão é a reclamação.
Quando reclamamos, estamos sendo ingratos e, por não estarmos sendo gratos, vibramos em uma frequência mais baixa, por isso de nada adianta você falar que pratica a gratidão e ao mesmo tempo passar o dia reclamando dos infortúnios. Sejam pequenos problemas ou grandes desafios, se voltarmos nossa energia para a reclamação dessas questões, afastamo-nos da vibração da gratidão.
O fato não é que você ter de gostar de seus problemas, pois você vai aprender a aceitá-los para vibrar em outra frequência. Você pode aceitar um desafio e aprender a ser grato pela oportunidade de crescimento que ele poderá lhe proporcionar.
Todavia, se você se fixar no fato ruim que determinada questão se apresenta, a solução poderá tardar a chegar e será pouco provável que você consiga retirar bons ensinamentos da situação.
Sendo assim, se quisermos, de fato, praticar a gratidão, é importante que pratiquemos a não reclamação, pois ela faz parte do estado de graça ao qual queremos passar a viver.
A partir de hoje, comprometa-se consigo mesmo a evitar a reclamação, a parar de reclamar quando estiver reclamando e a sair dessa energia quando já reclamou, pois muitas vezes passamos o dia inteiro na energia da reclamação. Comprometa-se a não passar mais o dia inteiro com essa energia. Comprometa-se a passar mais tempo com a energia da gratidão e acredite que as soluções dos seus problemas poderão chegar e sua vida melhorará.
Você também pode gostar:
Aprenda a lidar com os dois lados da moeda da gratidão, aprenda a lidar com a reclamação e você poderá cocriar uma realidade muito mais abundante do que aquela que você já vem criando.